Outro tipo de “comércio” internacional
26 de janeiro de 2005
Japão adia decisão de retirada da barreira contra carne dos EUA
26 de janeiro de 2005

EUA poderão reabrir mercado às carnes argentinas em 2006

O principal objetivo do setor pecuário da Argentina será a reabertura do mercado dos EUA para a entrada de carne bovina, de acordo com as avaliações da Secretaria da Agricultura, de forma que o país pretende acelerar as gestões para que Washington aceite voltar a comprar cortes frescos do país. Com a reabertura do mercado, os EUA recuperariam sua posição como segundo destino de maior valor das carnes argentinas, atrás da União Européia (UE).

Nos próximos dias, a Secretaria da Agricultura da Argentina enviará aos EUA uma documentação que reconhece o novo status e pedirá que o governo de George W. Bush avalie, em curto prazo, a possibilidade de uma missão para verificar que a Argentina conseguiu controlar a doença. A partir disso, será dado início a um rigoroso processo que deverá ser finalizado em meados de 2006, se tudo evoluir como o previsto, com a reabertura do mercado norte-americano.

O secretário argentino, Miguel Campos, estimou que isso implicará em um salto muito grande nas exportações de carne bovina já que, até 2000, quando a febre aftosa reapareceu no país, os EUA compravam US$ 150 milhões anuais, o que representava 25% das exportações argentinas de carne.

Fonte: La Gaceta Tucumán, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.