Mostra do Charolês começa amanhã no Paraná
24 de junho de 2002
Brazilian Beef divulga carne de alto padrão
26 de junho de 2002

Rastreabilidade pode receber subsídio federal

O governo federal poderá subsidiar a implantação do sistema de rastreabilidade bovina nas pequenas propriedades. Segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, está sendo realizado um estudo com os sindicatos rurais sobre a viabilidade da medida, que pode ser implantada ainda neste ano.

Segundo o ministro, o objetivo é facilitar a adesão de todos os pecuaristas às regras do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). O programa prevê que até 2007 todo o rebanho nacional esteja rastreado. Para os criatórios voltados à produção para a exportação à União Européia,o prazo para ingresso no Sisbov é mais curto, até o final deste mês. “Esse processo tem um custo e nossa preocupação é com os pequenos produtores, principalmente de leite, que têm poucos animais e maiores dificuldades em investir no plantel”, explica Pratini. Os valores do subsídio, porém, ainda não foram definidos.

O ministro reafirmou também a disposição de que na Expointer 2002, todos os bovinos e bubalinos participantes apresentem rastreabilidade e exame de sorologia para febre aftosa. Essa proposta só depende do entendimento entre o ministério e os criadores, explicou. “Além de qualidade e genética dos animais, a exposição poderá oferecer ainda essas garantias sanitárias”.

O presidente da Federação da Agricultura (Farsul), Carlos Sperotto, aprova a idéia. Na avaliação do dirigente, essas medidas serviriam para incentivar os negócios, “os animais já iriam para o parque rastreados, com quarentena e sorologia, facilitando a saída do Estado no caso de vendas para fora”.

Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.