O Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues disse ontem, em entrevista coletiva à imprensa durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), que não existe um prazo definido para que o Rio Grande do Sul e outros estados produtores, com exceção de Santa Catarina, voltem a exportar carne bovina, suína e de frango para a Rússia.
“Eu mesmo já havia estipulado prazos anteriormente, mas como perdi a aposta por duas vezes prefiro não arriscar mais um prazo para isso”, justificou.
Rodrigues destacou que o impasse não se deve mais a questões técnicas e sim, políticas. Ele mostrou-se preocupado com o interesse urgente das cadeias produtivas, especialmente com o Rio Grande do Sul, que cobrou um retorno para o assunto. “Sabemos que o Rio Grande do Sul está tendo dificuldades, pois o embargo inibe as vendas para o mercado externo”, salienta, garantindo, no entanto, que todas as medidas possíveis para a questão já foram tomadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O ministro afirmou que o Mapa está na expectativa de um retorno por parte da Rússia a respeito da correspondência enviada recentemente pelo Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, às autoridades daquele país, relatando o pedido gaúcho para que a venda de carnes do estado seja retomada, de acordo com as normas acertadas pelo acordo Brasil X Rússia, pelo fato do Rio Grande do Sul estar distante da Amazônia, estado onde foi registrado um foco de febre aftosa no final de setembro do ano passado.
Fonte: Agro Amazônia, adaptado por Equipe BeefPoint