Novo secretário da Agricultura dos EUA disse que comércio de carne bovina com Japão é “principal prioridade”
1 de fevereiro de 2005
Programa de controle de qualidade para laboratórios de nutrição animal
3 de fevereiro de 2005

Embargo da carne bovina americana chega a estágio final em Taiwan

Taiwan deverá anunciar dentro de um mês os resultados das inspeções realizadas após a suspensão das importações de carne americana em 2003, devido a um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), mais conhecida como doença da “vaca louca”, anunciado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no último domingo.

Os oficiais de saúde e agricultura de Taiwan viajaram aos EUA para conduzir inspeções às implantações de medidas de segurança por parte dos EUA contra a EEB. Os oficiais de Taiwan complementaram as revisões necessárias para a retomada do comércio de carne bovina . Os oficiais do Instituto Americano em Taiwan (AIT), com o intuito de acelerar o processo de fim do embargo de carne bovina dos EUA, favoreceram a missão dos oficiais de Taiwan.

O AIT é uma organização semi-oficial autorizada pelos EUA para administrar o comércio com Taiwan na ausência de relações diplomáticas formais entre os dois países. Os oficiais do USDA estão agora mais cautelosos no que diz respeito à reentrada da carne americana no mercado de Taiwan em relação ao protesto de Taiwan contra o USDA por seu anúncio unilateral feito em outubro passado, referente à reabertura de Taiwan à carne bovina americana.

O USDA anunciou em 26 de outubro que Taiwan tinha concordado, a princípio, em retomar as importações de carne bovina e produtos derivados dos EUA. A reabertura do mercado taiwanês estava prevista para o final de 2004, mas Taiwan ainda não havia enviado a equipe de oficiais para a missão .

Na época, os oficiais de Taiwan disseram aos EUA que estavam próximos de completar as revisões necessárias para a retomada do comércio de carne bovina, necessitando apenas de inspeções no local para a finalização do processo.

Taiwan comprou US$ 325 milhões de carne bovina e produtos derivados dos EUA em 2003 e foi o sexto maior importador de carne bovina dos EUA antes de impor a barreira em dezembro de 2003. Desde então, a carne bovina australiana tem substituído a norte-americana no mercado de Taiwan.

Fonte: www.gov.tw adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.