A maioria das pessoas que compram alimentos não lida diretamente com os produtores rurais. Existem exceções, como no caso de mercados rurais ou pontos de venda à beira da estrada, mas essas representam a minoria dos casos. Algumas organizações norte-americanas, como a Farm Bureau e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) trabalham ativamente na educação do consumidor, mas a maior parte do que os consumidores sabem sobre a cadeia de fornecimento de alimentos chega a eles no ponto de compra, ou seja, no varejo.
De acordo com o Instituto de Comercialização de Alimentos, uma associação de varejistas e atacadistas de alimentos, a indústria está passando por um grande crescimento em lojas voltadas a mercados específicos. Esses mercados incluem gourmet, hispânicos e o de alimentos naturais/orgânicos.
O maior varejista de alimentos naturais e orgânicos do mundo é o Whole Foods Market. A companhia tem 167 lojas nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. As vendas e o rendimento líquido do último trimestre do ano aumentaram cerca de 25% e a companhia aumentou seus dividendos no trimestre.
Recentemente, o Whole Foods foi chamado de “O melhor varejista amigável aos animais”. Ironicamente, esse título foi entregue à rede em parte devido à sua ampla gama de produtos vegetarianos e vegans. Essa distinção também veio de uma fonte pouco comum, o grupo Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (People for the Ethical Treatment of Animals – PETA). O PETA é um grupo radical que luta pelos direitos dos animais, que se opõe à produção de alimentos de origem animal.
Em 25 de janeiro, o Whole Foods coletou 5% de seu rendimento de vendas globais para estabelecer a Fundação Compaixão Animal. A meta da fundação é “assistir e inspirar os criadores e produtores de carne de todo o mundo a obter maiores padrões de excelência em bem-estar animal”.
“Esses melhores padrões deverão ser completados até 2008 para cada espécie vendida pela companhia e estão sendo desenvolvidos de forma conjunta pelo Whole Foods Market e por grupos que defendem o bem-estar animal”, de acordo com a Fundação. O PETA é um dos grupos que participa disso. Outro é o Viva! USA.
O grupo Viva! USA fez uma campanha de dois anos contra o Whole Foods que terminou com uma moratória. “O Viva! atuou ajudando o Whole Foods Market a entender a importância e a necessidade de se fazer mudanças nos métodos de produção animal”, disse o diretor executivo e co-fundador do Whole Foods.
Os objetivos da fundação criada são extremamente importantes, no entanto, já há críticos afirmando que há algo de errado no ar, uma vez que o Whole Foods Market tem como parceiros nessa fundação grupos de defesa aos animais extremamente radicais, que não vem beneficiando os produtores de carne bovina.
Fonte: American Farm Bureau Federation (Fb.org), por Stewart Truelsen, adaptado por Equipe BeefPoint