Análise Semanal – 23/02/2005
23 de fevereiro de 2005
Exportações argentinas deverão aumentar em 2005
25 de fevereiro de 2005

Fazenda Sant’Anna refina genética do Brahman

Em três operações realizadas no inicio deste ano, as Fazendas Sant’Anna refinaram a genética de seu rebanho Brahman, trazendo embriões dos EUA e sêmen australiano. “O objetivo é incorporar genética de animais adaptados, rústicos e produtivos”, diz Jovelino Mineiro, proprietário da Sant’Anna.

Do Rancho Hudgins (EUA), a Sant’Anna adquiriu 450 embriões das melhores doadoras do plantel. São filhas de Liberty, Sarasota, Datapack, Alexo, Minor, Prescot, Charley Jazz, Sage e Madison, acasaladas com os touros Mr. Alton Manso (Liberty x Suva Crata 450), MR V8 189/4 e JDH Karu Manso 800. Todos os acasalamentos foram feitos com base no Genestar. Utilizando testes de DNA, o Genestar busca animais superiores em qualidade de carne (maciez e marmoreio).

Do Rancho Hudson Cattle Corporation (EUA), a Sant’Anna trouxe 150 embriões das melhores doadoras, filhas de V8 779/4,V8 640/4, V8 33/5 e V8 202/3. Foram acasaladas com JDH Atari Manso, BNA Double Take, V8 901, Dream Boy 100 Picasso, entre outros.

O trabalho de seleção das Fazendas Sant’Anna também utiliza sêmen australiano de importantes criatórios, como Lancefield e Elrose. A seleção foi rigorosa objetivando trazer sêmen dos melhores indivíduos.

A seleção do Brahman da Sant’Anna foi iniciada em 1999 com a importação de animais do Paraguai e a utilização de genética norte-americana. Grandes raçadores contribuíram para o sucesso do programa: Datapack, 1808, JDH Remington Manso, La Esperanza 1083, 2274. A aquisição do Plantel La Esperanza, do Paraguai, com mais de 60 anos de seleção, permitiu a obtenção de animais de elevada produtividade e adaptados ao clima tropical .

Raça base para a formação dos sintéticos, o Nelore é essencial para a produção do Brahman por absorção. Os garrotes são preparados para trabalhar na estação de monta e as fêmeas meio-sangue produzem o LA de segunda geração. “Buscamos um Brahman funcional, adequado à criação extensiva e adaptado a condições adversas”, diz Jovelino Mineiro, proprietário das Fazendas Sant’Anna.

Fonte: Assessoria de imprensa da Fazenda Sant’Anna

Os comentários estão encerrados.