Cultivo associado de arroz e pastagens
25 de fevereiro de 2005
Missão brasileira embarca para Rússia
1 de março de 2005

Campanha antiaftosa começa amanhã

A partir do próximo dia 1o, cerca de 26 milhões de bovinos começarão a ser vacinados contra a febre aftosa nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O processo de imunização faz parte do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, que pretende livrar todo o rebanho nacional da doença até o final de 2006. Atualmente, mais de 85% das quase 193 milhões de cabeças do gado brasileiro estão em zonas livres da aftosa com vacinação.

Para ações de combate à febre aftosa em todo o território nacional, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, destinou este ano R$ 65,3 milhões. O volume de recursos é 114% superior aos R$ 30,5 milhões destinados pelo governo federal ao combate da doença no ano passado. “A vacinação é a única forma de eliminar a febre aftosa no Brasil. Por isso, é muito importante que todos os animais sejam imunizados”, afirma Rodrigues.

Segundo o diretor da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, Luciano Figueiredo, a Adab pretende imunizar todo o rebanho baiano, cerca de 10 milhões de cabeças. Até 31 de março, Minas Gerais deverá vacinar quase 10,5 milhões de animais, segundo o superintendente de Produção Animal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Sérgio Luiz Monteiro.

No Espírito Santo, a Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária tem promovido reuniões com lideranças rurais para estimular a vacinação. Além disso, realiza campanhas nas rádios para incentivar os produtores a imunizar seus rebanhos. A expectativa da superintendência é vacinar 900 mil animais nessa primeira etapa, que compreende animais de até dois anos.

O estado do Rio de Janeiro espera vacinar 93% do rebanho bovino fluminense, estimado em mais de dois milhões de cabeças, na campanha anual de vacinação contra a febre aftosa, que começa na próxima terça-feira. A informação é do superintendente de Defesa Sanitária da Secretaria estadual de Agricultura, Luiz Victor Arentz.

Goiás: vacinação contra raiva

Aproximadamente 125 municípios goianos foram relacionados pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária como localizados dentro dos limites de regiões de alto risco para a raiva dos bovinos.

Por isso, a partir de maio, será obrigatória a vacinação anti-rábica para todos os bovinos, eqüinos, caprinos e ovinos criados nestas localidades.

Fonte: Mapa, Gazeta Mercantil e Agência Brasil (por Vitor Abdala), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.