Síntese Agropecuária BM&F – 28/02/05
28 de fevereiro de 2005
Ciência, mercados e políticas agrícolas
2 de março de 2005

China autoriza importação de 26 frigoríficos da Nova Zelândia

A China informou que registrará 26 estabelecimentos integrados – ou seja, aqueles onde o abate, o processamento e o armazenamento são feitos no mesmo local – de carnes da Nova Zelândia, demonstrando um interesse na compra de carne bovina e ovina neozelandesa, o que representa boas notícias para os exportadores de carnes neozelandeses, de acordo com o ministro de Negociações Comerciais, Jim Sutton.

O registro por parte da China significa que as plantas neozelandesas registradas terão agora um maior acesso ao mercado chinês e estarão aptas a exportar produtos de maior valor diretamente ao varejo. Antes, as plantas neozelandesas só podiam fornecer carne a segmentos limitados de mercado, ou seja, produtos para processamento, comércio em hospitalidade ou re-exportação.

Ministros e oficiais da Nova Zelândia fizeram esforços significantes para obter esse resultado. Os oficiais chineses visitaram duas vezes a Nova Zelândia e inspecionaram uma série de plantas de processamento de carnes.

Sutton disse que nem todas as 26 plantas registradas pela China foram visitadas por seus oficiais, o que é uma boa indicação de que a China aceitou as garantias fornecidas pela NZ Food Safety Authority de que os padrões são mantidos nas plantas do país.

Mais trabalho será necessário para que a Nova Zelândia obtenha um acesso similar ao mercado da China pelas plantas chamadas de “não-integradas”. A visita feita na semana passada pelos oficiais chineses para se familiarizar com o sistema único de rastreabilidade de carnes da Nova Zelândia ajudará nisso, e uma decisão sobre o registro dessas outras plantas deverá ser tomada nos próximos meses. Outras decisões referentes ao comércio de miúdos serão discutidas com as autoridades da China, disse Sutton.

As exportações de carnes e produtos derivados da Nova Zelândia à China em 2004 foram de pouco mais de NZ$ 129 milhões (US$ 93,20 milhões).

Fonte: Scoop.co.nz, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.