A criação de uma cooperativa de produtores da região sul do Tocantins foi uma das soluções apontadas ontem pela manhã em Gurupi, em uma reunião com presidentes de sindicatos rurais da região.
Segundo o presidente do sindicato rural de Gurupi, Marcus Vinícius Santana Lopes, os preços pagos pelos frigoríficos pela carne produzida na região não têm reajuste há quatro anos, embora os custos de produção tenham aumentado no período. Uma reunião similar será realizada hoje às 9h, no tattersal do Sindicato Rural de Araguaína, no Parque de Exposições Dair José Lourenço.
“A reunião aqui em Gurupi foi mais para repassar as informações da reunião de Goiânia, ocorrida na semana passada. Formamos comissões que vão estudar a viabilidade de implantação das sugestões levantadas. Vamos voltar a nos reunir daqui a uns 15 dias, para ver o que pode ser efetivamente implantado”, resumiu Lopes.
Segundo o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet), Nasser Iunes, o produtor deve ficar atento ao mercado e procurar influir mais. “Enfocamos também nas reuniões o caminho da organização para os produtores”, frisou. Iunes destacou ainda que a criação de cooperativas não seria para competir com os frigoríficos, mas para dar opção e parâmetro para que o produtor possa negociar.
Fonte: Jornal do Tocantins (por Samuel Lima), adaptado por Equipe BeefPoint