Entre os dias 17 e 20 de março de 2005, será realizada a II Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP). Promovida pelo Agrocentro, a feira coloca em evidência a expansão da caprino-ovinocultura, atividades que têm crescido em ritmo ainda mais acelerado que o agronegócio nacional. O Brasil é o oitavo maior criador de caprinos e ovinos no mundo, com rebanho de cerca de 10 milhões de caprinos e 14 milhões de ovinos. Apesar dos números expressivos, o País ainda não produz leite e carne de caprinos e lã e carne de ovinos suficiente para atender a demanda, recorrendo à importação, sobretudo de carne de ovinos.
Segundo Décio Ribeiro dos Santos, diretor do Agrocentro, somente para abastecer a cidade de São Paulo, há necessidade da formação de um plantel com 3 milhões de matrizes para produção média de 500 mil cabritos e cordeiros de qualidade/mês para abate. O Brasil só tem conseguido importar 10% da carne ovina e caprina que precisa para suprir sua demanda. “A Feinco objetiva exatamente oferecer tecnologia em genética, sanidade, nutrição, manejo, implementos e outros itens fundamentais para o crescimento do mercado”, afirma Décio.
A segunda edição da Feinco envolve inúmeras atrações, como a II Exposição Nacional das Raças Caprinas e Ovinas, com julgamentos, seleção e premiação de animais. Entre as raças de Caprinos participantes estarão: Anglonubiano, Parda Alpina, Saanen, Toggenburg e Bôer; e de Ovinos: Corriedale, Dorper, Hampshire Down, Île-de-France, Merino, Santa Inês, Suffolk e Texel. No total, serão mais de 2.000 mil animais de cerca de 120 criadores.
Também estão programados leilões, eventos especiais da Associação Paulista dos Criadores de Caprinos (Capripaulo), da Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (Aspaco) da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e da Associação Brasileira de Texel (Brastexel), além de oficinas, seminários, workshops, programa de palestras e conferências ministradas por profissionais especializados, com demonstração e debate de experiências de aplicação de tecnologia na cadeia produtiva.
A Feinco reunirá 120 expositores, representantes dos vários elos da cadeia produtiva da caprino-ovinocultura: nutrição, saúde, genética, frigoríficos, laticínios, curtumes, certificadoras, entidades de classe, associações de criadores, órgãos de pesquisa e órgãos públicos, veículos utilitários, bancos, seguradoras e universidades. O público estimado é de 20 mil visitantes.
A Feinco 2004 reuniu 53 criadores, 600 animais, mais de 30 expositores e apoiadores, reunindo público superior a 10 mil visitantes. “Na edição do ano passado a Feira Internacional de Caprinos e Ovinos atingiu seus principais objetivos ao atrair um número expressivo de pecuaristas, criadores e investidores ao Centro de Exposições Imigrantes, além de apresentar novas tecnologias para as atividades. Nossa expectativa é dobrar de tamanho em 2005, consolidando a Feinco como um dos maiores e mais importantes eventos “indoor” da caprino-ovinocultura do América Latina”, completa Décio Ribeiro.
Novidade na Feinco 2005
Para divulgar as qualidades dos produtos derivados de ovinos e caprinos, a Feinco terá um espaço gastronômico que funcionará durante todo o evento com a elaboração de pratos a base de cortes especiais de cordeiro e queijos especiais de cabra, preparados pelo chef francês Didier Niepceron, proprietário da Deli Paris, na Vila Madalena (SP). “Pretendo aproveitar a proximidade da Páscoa para reproduzir algumas receitas que são tradicionais na comemoração da data na França, meu País de origem”, afirma o chef Didier.
De acordo com dados da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (ASPACO), o mercado brasileiro ainda possui um potencial de consumo muito grande, praticamente inexplorado. O consumo per capta de carne de ovinos no Brasil, por exemplo, é estimado em 700 g/ano, enquanto que há países onde cada habitante consome, anualmente, cerca de 36 kg de carne.
“A carne de cordeiro ganhará espaço porque é mais saudável e de leve sabor. Os queijos possuem um sabor refinado e são produtos de alto valor agregado, destinado a um público bastante seleto. Além disso, existe uma tradição milenar envolvida no consumo de carne de cordeiro, que pode ser uma poderosa ferramenta de marketing do produto”, afirma Arnaldo dos Santos, presidente da ASPACO.
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Fonte: Feinco