Fornecimento e consumo de misturas minerais em pastagens: parte 2
14 de março de 2005
SIC ensina como comprar carne corretamente
16 de março de 2005

Holanda incrementa qualidade no transporte de alimentos animais

Na Holanda o transporte de alimentos animais é governado por regulamentações do sistema de controle de qualidade de Boas Práticas de Fabricação (Good Manufacturing Practices), chamado GMP+, que é um sistema de garantia de qualidade que incorpora os princípios do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). No entanto, foi tomada uma decisão de aumentar as verificações feitas nos veículos, particularmente no que se refere aos testes rápidos. Os requerimentos mais rigorosos serão introduzidos em primeiro de julho de 2005 em uma base experimental.

O esquema GMP+ para transporte de alimentos animais inclui regulamentações que cobrem a higiene dos caminhões usados para transportar os produtos. Por exemplo, certos produtos não podem nunca ser transportados em caminhões que transportam ingredientes de alimentos animais. Para outros produtos, os caminhões precisam primeiro ser cuidadosamente limpos e, se necessário, desinfetados, antes que possam ser usados novamente para transporte de alimentos animais. Um total de 2100 firmas são certificadas para o esquema GMP+, 961 das quais são da Holanda. As firmas certificadas são inspecionadas por organismos independentes e qualquer uma que falhe em se adequar aos requerimentos pode perder sua certificação.

Até agora, as verificações materiais e administrativas realizadas sob o esquema GMP+ para transporte de alimentos animais eram anunciadas até 24 horas antes. Isso reduzia a chance dos inspetores retornarem sem terem completado sua missão, seja porque a firma estava fechada, seja porque não havia caminhões disponíveis para fazer a verificação. Por outro lado, entretanto, isso também poderia dar às firmas a oportunidade de corrigir qualquer deficiência. Desta forma, a notificação antecipada não será mais feita. Além disso, os veículos de transporte de alimentos animais serão checados mais freqüentemente no portão das plantas de fabricação destes alimentos. Como resultado disso, as inspeções poder ser realizadas de forma mais efetiva e os custos da verificação podem também ser reduzidos.

O período experimental será feito por um ano. Se der certo, o esquema de transporte GMP+ será modificado de acordo com isso. As regras mais rígidas são derivadas de um protocolo que a organização de transporte Transport en Logistiek Nederland (TLN) redigiu para o transporte rodoviário de alimentos animais. Durante as próximas semanas e meses, a TLN e a Product Board Animal Feed discutirão esses esforços para tornar mais rigoroso o esquema GMP+ para transporte de alimentos animais com associações comerciais européias na indústria de transporte.

A TLN e a Product Board Animal Feed também estabeleceram que existem somente brechas ocasionais nos requerimentos de qualidade GMP+. Em 2004, por exemplo, treze certificados GMP+ foram suspensos, com três retirados permanentemente, na indústria de transporte da Holanda e da Alemanha.

Fonte: Dutch Meat Board, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.