Com o objetivo de fortalecer a confiança dos consumidores na carne bovina de Alberta, a Província canadense vai gastar Cdn$ 38 milhões (US$ 30,66 milhões) para financiar pesquisas avançadas sobre o causador da doença da ‘vaca louca’ (Encefalopatia Espongiforme Bovina – EEB) – para entender como os prions saudáveis se transformam em mal-formados, levando ao desenvolvimento da doença em bovinos.
De acordo com o Edmonton Journal, a pesquisa também estudará genética, diagnóstico e tratamento de doenças causadas por prions, que inclui a variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vCJD) em humanos e “scrapie” em ovinos.
“A Iniciativa em Ciência do Prion de Alberta demonstrará aos nossos parceiros comerciais que somos sérios com relação à EEB”, disse o diretor gerente do Instituto de Pesquisa Agrícola de Alberta, Alan Hall.
Hall disse que entre os possíveis resultados da pesquisa estão um teste mais preciso e com preço acessível para EEB que possa ser feito com o animal vivo, tratamentos que possam produzir animais resistentes a EEB e descobertas que possam eventualmente levar à cura da vCJD.
Um diretor para o projeto está sendo procurado e este deverá estar em funcionamento em setembro. Equipes de pesquisadores de várias universidades canadenses coordenarão as atividades desta iniciativa, juntamente com o anteriormente anunciado Centro para Prions e Proteínas Envolvidas em Doenças da Universidade de Alberta.
Fonte: MeatingPlace.com (por Pete Hisey), adaptado por Equipe BeefPoint