Ciência, mercados e políticas agrícolas
21 de março de 2005
Agregar valor
23 de março de 2005

Comercialização de vacinas em 2005 deve bater recorde

A comercialização de vacinas contra febre aftosa no Brasil pode atingir novo recorde em 2005. Dados da Central de Selagem de Vacinas (Vinhedo, SP), órgão constituído em parceria entre o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), indicam que até o início de março foram comercializadas cerca de 36 milhões de doses.

De acordo com Emílio Salani, presidente do Sindan, a expectativa da entidade é superar o recorde de comercialização já alcançado em 2004 (348 milhões de doses) e encerrar o ano com cerca de 360 milhões de doses comercializadas.

Neste mês de março, a primeira etapa da campanha oficial de vacinação segue pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará e Bahia. A expectativa do MAPA é vacinar 26 milhões de cabeças.

O ponto alto da vacinação no primeiro semestre ocorre em maio, quando haverá vacinação no Acre, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Nesse período, o MAPA estima a comercialização de 116 milhões de doses.

Sebastião Costa Guedes, consultor do Sindan, informa que o Brasil possui capacidade de produção superior a 500 milhões de doses por ano e os laboratórios fabricantes trabalham com estoques superiores a 40 milhões/doses, atendendo exigência do MAPA. Neste momento, o estoque conta com cerca de 100 milhões de doses de vacinas contra febre aftosa.

Fonte: Assessoria de imprensa do Sindan

Os comentários estão encerrados.