Oficiais do Canadá, México e Estados Unidos se reuniram recentemente na Cidade do México e concordaram em harmonizar os padrões de importação para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) na América do Norte. Esses padrões refletem as atuais diretrizes e emendas propostas ao código de saúde animal da Organização Internacional de Epizootias (OIE).
Os padrões harmonizados da América do Norte são baseados em ciência e fornecem contínua proteção da saúde humana e animal, bem como da segurança alimentar, enquanto também estabelecem uma estrutura para oportunidades comerciais internacionais seguras para bovinos e produtos derivados do Canadá, México e EUA.
A implementação desses padrões está sujeita à finalização dos processos de regulamentação em cada um dos três países. As mudanças necessárias na regulamentação do Canadá serão implementadas como requerido.
O México indicou que começará imediatamente o processo para corrigir suas permissões de importações, permitindo a importação de um limite mais amplo de commodities do Canadá. Essas medidas serão consistentes com aquelas que foram propostas para serem implementadas nos EUA em sete de março de 2005 (que não foram efetivadas devido à ações judiciais). A expectativa é que o México esteja em posição para receber essa gama de produtos em aproximadamente três ou quatro meses. Os EUA concordaram em considerar essa ação como consistente com seus requerimentos para contínuo acesso pelo México a seu mercado.
Esse acordo fornece uma clara demonstração do compromisso da América do Norte em determinar medidas de regulamentação baseadas em ciência e em padrões internacionalmente estabelecidos. Isso não somente fornece uma prova concreta da confiança na segurança dos produtos de carne bovina da América do Norte, mas também, reflete a liderança necessária para estimular outros países a seguir os mesmos passos.
Fonte: Newswire.ca, adaptado por Equipe BeefPoint