Primeiro restaurante a receber a Certificação Angus de origem da carne, Porto Alegre, 06 de maio de 2013
O Programa Carne Angus Certificada, é uma parceria entre a Associação Brasileira de Angus e a indústria frigorífica, para produção de carne de alta qualidade.
Os objetivos são a valorização da carne de animais Angus e suas cruzas, buscar a valorização e o pagamento por qualidade aos produtores engajados, fomentar o crescimento da raça Angus, fortalecer e integrar a cadeia produtiva, além da produção de carne de alta qualidade de acordo com critérios valorizados pelo mercado, com a certificação da Associação Brasileira de Angus, buscando atender os mais exigentes consumidores.
A Associação Brasileira de Angus, desde 2003, trabalha em parceria com importantes indústrias do país, beneficiando todos os envolvidos, e privilegiando àqueles produtores que estão comprometidos com esta filosofia e produzem animais conforme as demandas do mercado.
Como funciona
A Carne Angus Certificada é uma marca de carne de qualidade, proveniente de animais da raça Angus e suas cruzas, de alta qualidade.
O padrão racial pode ser definido como:
Rio Grande do Sul
ANGUS E RED ANGUS definidos (pretos e vermelhos);
Cruzamentos com mínimo de 50% de sangue Angus com raças Europeias de corte e não mais que 25% de participação de sangue zebuíno;
Cruzamentos com mínimo de 66% de sangue Angus com raças Zebuínas e sintéticas.
Santa Catarina, Paraná, Sudeste e Centro-Oeste
ANGUS E RED ANGUS definidos (pretos e vermelhos);
Cruzamentos com mínimo de 50% de sangue Angus com raças Europeias de corte
Cruzamentos com mínimo de 50% de sangue Angus com raças Zebuínas de corte (Cruzamento Industrial)
==========
Quer receber um livro grátis sobre o marketing que realmente funciona para carne de alta qualidade? Clique no link abaixo:
Livro Grátis: O marketing que realmente funciona para carne de alta qualidade
==========
A Carne Angus é certificada pelos técnicos credenciados do Programa Carne Angus Certificada, através da identificação diferenciada da carcaça nas plantas frigoríficas certificadas.
A identificação é realizada a partir da inspeção dos animais nos currais de abate, atráves da identificação do padrão racial e novamente na linha de abate, onde são avaliados individualmente quanto a conformação da carcaça, idade e grau de acabamento, sendo conferido um carimbo com a letra (a) na linha de abate aqueles animais que forem aprovados na avaliação final.
A desossa, embalagem e expedição também são acompanhadas pelos técnicos do Programa, atestando o alto padrão de qualidade do processo. Toda a carne embalada a vácuo recebe uma etiqueta diferenciada, onde o selo de certificação da Associação Brasileira de Angus é visível.
Como participar
Para participar do programa, os produtores devem aderir ao Protocolo Angus, preenchendo o termo de adesão e enviando diretamente para a Associação Brasileira de Angus, sem nenhum custo para o produtor.
Para receber as bonificações estipuladas pelo programa, os animais comercializados com os frigoríficos parceiros devem estar de acordo com padrão de raça, idade e acabamento de gordura.
Para maiores informações visite o site: www.carneangus.org.br.
Distribuição e Comercialização
A carne Angus Certificada é um produto diferenciado, produzida a partir dos mais rigorosos padrões de qualidade industrial e exclusivamente de novilhos jovens da raça Aberdeen Angus em modernas instalações frigoríficas, que garantem a segurança e inocuidade do produto.
Originária da Escócia, a raça, criada no Brasil a mais de 100 anos, é reconhecida internacionalmente pela maciez, suculência e sabor superiores de sua carne, resultantes do marmoreio, que caracteriza e diferencia a Carne Angus das demais.
A origem, identidade e alto padrão de qualidade são garantidos pela Associação Brasileira de Angus, através do acompanhamento permanente dos técnicos do Programa Carne Angus Certificada, desde o abate até a embalagem final, por meio de processos de certificação reconhecidos internacionalmente pela TÜV RHEINLAND.
As marcas que recebem o selo de certificação da Carne Angus têm garantia de qualidade e representam o sucesso do conceito “do pasto ao prato”, conquistando alta credibilidade junto ao público consumidor.
Frigoríficos
Abaixo, está a lista de frigoríficos que participam do programa de Carne Angus Certificada (atualização em 28/07/2017)
RS
Frigorífico Zimmer – Parobé, RS
Frigorífico Silva – Santa Maria, RS
Cooperativa Cotripal – Panambi, RS
Santa Catarina
Frigorífico Verdi – Pouso Redondo, SC
Frigorífico São João – São João do Itaperiu, SC
Paraná
Cooperaliança Carnes Nobres – Guarapuava, PR
São Paulo
JBS, Osasco, SP
Brasa Burguer, Elias Fausto, SP
VPJ Alimentos – Pirassununga, SP
Frigorífico Frigol – Lençóis Paulista, SP
Marfrig – Promissão, SP; Itupeva, SP
Frigorífico Minerva – Barretos, SP; José Bonifácio, SP
Frigorífico Estrela – Estrela D’Oeste, SP
Mato Grosso do Sul
JBS – Nova Andradina, MS; Campo Grande, MS;
Marfrig – Bataguassu, MS
Mato Grosso
JBS – Pontes de Lacerda, MT; Diamantino, MT
Marfrig – Tangará da Serra, MT
Minerva – Várzea Grande, MT
Goiás
Minerva – Palmeiras de Goiás, GO
JBS – Goiânia, GO; Senador Canedo, GO
Marfrig – Mineiros, GO
Minas Gerais
JBS – Ituiutaba, MG; Iturama, MG
Minerva – Janauba, MG
Rondônia
Minerva – Rolim de Moura, RO
JBS – Vilhena, RO
Tocantins
Minerva – Araguaina, TO
Pará
Frigol – Água Azul do Norte, PA; São Félix do Xingu, PA
Acre
JBS – Rio Braco, AC
Para acessar a tabela de bonificações dos diferentes frigoríficos certificados pelo programa Angus, clique aqui.
Fonte: Associação Brasileira de Angus, CNA Brasil, páginas e redes sociais oficiais dos frigoríficos, adaptada pela Equipe BeefPoint.
==========
Quer receber um livro grátis sobre o marketing que realmente funciona para carne de alta qualidade? Clique no link abaixo:
Livro Grátis: O marketing que realmente funciona para carne de alta qualidade
==========