EUA: Produtores de carne buscam divulgar benefícios nutricionais da carne
18 de julho de 2002
Comissão Européia envia França para Corte de Justiça pela segunda vez
22 de julho de 2002

Mapa financia laboratório para o Panaftosa

O Centro Panamericano de Aftosa (Panaftosa) terá, até abril do próximo ano, um laboratório P3 Plus, construído com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no valor de US$ 1,5 milhão. O novo laboratório, de alta segurança, vai permitir pesquisas com o vírus da aftosa sem riscos de contaminação para o meio ambiente. O anúncio foi feito pelo presidente do Centro, Eduardo Melo, depois de audiência com o ministro Marcus Vinicius Pratini de Moraes.

As obras de construção do laboratório começam no próximo mês e devem terminar em abril. “O P3 Plus é importante para continuarmos as pesquisas contra a febre aftosa. O Rio de Janeiro, onde está nossa sede, é um Estado considerado livre da doença com vacinação. Por isso, a necessidade de um laboratório com sistemas de esgoto e refrigeração de ar que impeçam a saída do vírus”, disse Melo. O laboratório será utilizado também para análises e formação de banco de dados e materiais relativos a outras doenças animais.

Ele informou ainda que, de 25 de novembro a 6 de dezembro, serão realizadas na sede do Panaftosa, no município de Duque de Caxias, as reuniões do Comitê e da Comissão Geral de Febre Aftosa da Organização Internacional de Epizootias (OIE). É a primeira vez que essas reuniões acontecerão fora da sede da OIE, em Paris.

O fato de o Brasil sediar esses encontros, segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luiz Carlos de Oliveira, mostra a liderança que o País tem em relação a programas de erradicação de febre aftosa e o trabalho do Panaftosa.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.