AgriPoint lança novo conceito em aperfeiçoamento profissional no agronegócio
22 de abril de 2005
Corte de verba do Mapa é criticado por presidente da Embrapa
26 de abril de 2005

Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças avalia animais em Goiás

Após seis etapas percorridas, o estado de Goiás sediará entre os dias 19 e 28 de abril as duas etapas seguintes do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças 2005, iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com patrocínio da Tortuga Companhia Zootécnica Agrária. O tour do circuito pelo estado da região Centro-Oeste começa em Mozarlândia, entre os dias 19 e 23 de abril, e termina em Goiânia, que será palco da oitava etapa entre os dias 25 e 28 do mesmo mês. Ao todo, o Circuito Boi verde 2005 passará por oito estados em 21 cidades espalhadas pelo País.

Criado em 2003, o Circuito Boi Verde é composto por julgamentos dos bovinos em três fases: “in vivo”, que analisa a homogeneidade do lote levado para abate; caracterização racial e grau de acabamento dos animais, carcaça quente, que reúne os parâmetros da raça, idade, peso e acabamento; e carcaça resfriada – a partir da mensuração da área de olho de lombo e da espessura da gordura é possível chegar à estimativa de rendimento de desossa da carcaça. Por meio dessa rigorosa avaliação são conhecidos os campeões e reservados campeões nas categorias Melhor Lote “In Vivo”, Melhor Lote de Carcaça e Melhor Carcaça Resfriada.

“A Tortuga encara as etapas do Circuito como uma ferramenta valiosa na tarefa de analisar, classificar e orientar de maneira correta o trabalho dos pecuaristas em todo o Brasil. Procuramos reforçar aos produtores a importância da padronização do gado em relação à raça, sexo, idade, peso e acabamento. A expansão de 13 (2004) para 21 etapas do Circuito Boi Verde em 2005 comprova que o nosso recado está sendo compreendido por um número cada vez maior de pecuaristas”, afirma Juliano Sabella, coordenador de marketing da Tortuga.

Fonte: Assessoria de imprensa da Tortuga

Os comentários estão encerrados.