Prestes a completar quatro meses de atividade no Brasil, o Burger King, uma das maiores cadeias de fast-food do mundo, continua a colher os frutos do sucesso que fez ao estrear no País. A performance dos três restaurantes localizados em São Paulo tem sido muito positiva, com as vendas em todos os restaurantes indo ao encontro e/ou ultrapassando as vendas dos demais restaurantes Burger King ao redor do mundo, o que comprova a aceitação pelos brasileiros.
A cadeia de fast food tem como principais diferenciais o sanduíche Whopper, o gosto grelhado dos hambúrgueres, e a possibilidade de escolha pelos consumidores com o sistema “a gente faz do seu jeito”. A Burger King Corporation espera triplicar o número atual de restaurantes, chegando a nove unidades até o final de 2005.
O Burger King preferiu não divulgar ao BeefPoint o consumo mensal de carne bovina da rede, devido a questões de concorrência.
O Burger King utiliza carne bovina de cortes de dianteiro, em especial peito, moída e preparada de acordo com os padrões de qualidade da empresa. Os fornecedores da empresa estão sujeitos a uma variada gama de controles de qualidade e segurança para serem aprovados. A empresa tem uma equipe responsável pelo controles de qualidade, chamada de Supply Quality Assurance Team, ou Equipe de Qualidade Assegurada, que atua junto a fornecedores.
No momento, a carne utilizada pela rede no Brasil é importada do Paraguai, do Frigorífico Guarani, fornecedor autorizado pela empresa. De acordo com a empresa, o fraqueado brasileiro e pecuarista, Luiz Eduardo Batalha, está construindo uma moderna fábrica para produção de hambúrgueres no Brasil, que passará a ser o fornecedor para as lojas brasileiras.
Nos EUA, o Burger King é uma das únicas redes de fast food que possui em seu cardápio sanduíches com selo de uma raça específica, com o Angus Steak Burger, ainda sem planos para comercialização no Brasil.
O Burger King opera mais de 11.000 restaurantes em mais de 60 países e territórios ao redor do mundo. 90% dos restaurantes são de propriedade de franqueados independentes, muitos deles fazem parte de negócios familiares que já estão operando há décadas. Durante o ano fiscal que terminou em 30 de Junho de 2004, a Burger King Corporation acumulou vendas mundiais de 11,3 bilhões de dólares.
Fonte: Equipe BeefPoint