Sistema reduz em até cinco vezes o tempo de entrega do material genético adquirido pelos criadores, que podem programar melhor seus investimentos. Além da agilidade e botijões diferenciados e menores, remessa via Correios reduz custos operacionais
A Lagoa, maior empresa de inseminação artificial da América Latina e líder em genética bovina no Brasil, disponibiliza mais um serviço exclusivo aos pecuaristas: foi firmada com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para enviar o sêmen dos touros em coleta na Central, em botijões especiais, através do Sedex para todo o País.
“A novidade chega para agilizar a comercialização de sêmen no mercado nacional. Pelo método de envio tradicional, dependendo da localidade, a entrega do botijão poderia demorar até 15 dias. Por Sedex, a entrega ocorre em, no máximo, 72 horas, independentemente do local”, afirma Lúcio Cornachini, gerente de marketing/vendas da Lagoa. “Em algumas capitais, o prazo é 24 horas”, completa.
Outra vantagem está no botijão: menor, de custo mais baixo que os tradicionais e extremamente seguro. “Ao contrário dos botijões convencionais, estes, fabricados especialmente para esse tipo de transporte, podem ser deitados, tombados e são resistentes a impactos em geral”, explica Gerson Sanches, supervisor de Suplementos e Logística da Central.
Além da agilidade na entrega do produto, Lúcio Cornachini informa que o novo sistema permite sensível redução de custos de armazenamento por parte dos produtores. “A redução de despesas é fundamental na moderna pecuária, que busca qualidade, produtividade e adequação de custos”, completa.
A entrega dos botijões de sêmen via Sedex está agradando os clientes. Dados da Central informam que praticamente 90% do sêmen que sai da Lagoa, em Sertãozinho (SP), para clientes e distribuidores, são entregues nessa modalidade.
Atualmente, os Correios contam uma estrutura impressionante: são 12 mil agências em todo o Brasil, com uma frota de 4.335 vans, 10.455 motos e 24 linhas aéreas com aeronaves fretadas para a entrega de remessas urgentes. A empresa distribui 30 milhões de objetos e correspondências diariamente em cerca de 45 milhões de domicílios e estabelecimentos comerciais, cobrindo 100% do território nacional. O sêmen bovino oriundo da Lagoa é o mais novo integrante dessa extensa lista.