Uma celebração formal do retorno da carne bovina dos EUA ao mercado de Taiwan está programada para a tarde de seis de maio. A Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (U.S. Meat Export Federation – USMEF) está planejando uma “recepção de re-lançamento” no mais novo estabelecimento popular do país, o Ta-Ta U Restaurant, no Miramar Entertainment Park. Vários membros da USMEF que exportam carne para Taiwan deverão estar presentes no evento, que contará também com a presença do presidente da USMEF, Philip Seng, do diretor do Instituto Americano em Taiwan, Douglas H. Paal, além de oficiais do governo de Taiwan e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
No entanto, a grande “estrela” do evento que conta com cerca de 300 convidados será a carne bovina norte-americana preparada por quatro chefes de cozinha do restaurante e servida em postos de alimentos trazendo cozinhas de Taiwan, além das cozinhas japonesa, italiana e americana.
Antes dos eventos formais a USMEF-Taiwan participará de promoções de varejo em vários dos maiores supermercados da nação, incluindo um evento de bem-vindo de volta à carne bovina dos EUA que será realizado no Carrefour em cinco de maio, para lembrar aos comerciantes e consumidores que “A carne bovina dos EUA retornou à mesa de Taiwan”. Também estão planejadas promoções no Costco e Sinon, uma rede de supermercados com 32 lojas em todo o país.
A recepção lançará a promoção da USMEF durante os próximos meses dos atributos de alta qualidade da carne bovina macia e marmorizada, de animais alimentados com grãos, dos EUA e permitirá que os compradores experimentem esse produto em primeira mão. Promoções conjuntas re-introduzirão a carne bovina dos EUA nos hotéis e restaurantes de Taiwan e promoções e degustações em lojas, bem como materiais com guias sobre informações nutricionais e de cozimento para consumidores nos postos de vendas encorajarão os consumidores a comprar carne bovina dos EUA. O Taipei International Food Show, que ocorrerá de 16 a 19 de junho, também será uma importante oportunidade para re-introduzir a carne bovina dos EUA ao comércio e estimular o país a comercializar carne bovina norte-americana.
Em 2003, os EUA exportaram US$ 76,3 milhões de carne bovina e produtos derivados a Taiwan. A carne bovina sem osso, agora permitida para exportação, representou US$ 56,8 milhões ou 74% do total das exportações de carne bovina dos EUA a Taiwan. As exportações totais de carne bovina norte-americana a Taiwan foram de 19,184 mil toneladas em 2003, com a carne sem osso representando 66% do total.
Um carregamento de cerca de 2,268 mil quilos de carne bovina dos Estados Unidos chegou em Taipei no último domingo, o primeiro a entrar em Taiwan desde que a barreira ao produto norte-americano foi imposta em dezembro de 2003, devido ao surgimento de um caso da doença da ‘vaca louca’ (Encefalopatia Espongiforme Bovina – EEB) no Estado de Washington.
Oficiais do Conselho de Agricultura e do Ministério de Assuntos Econômicos de Taiwan coletaram amostras aleatórias de carnes, que foram mantidas sob quarentena assim que chegaram. Os resultados deverão ser divulgados em menos de duas semanas e, se a carne for aprovada, será imediatamente colocada à venda.
De acordo com o Asia Pulse, existem muitas encomendas de carne bovina norte-americana por parte dos supermercados e estabelecimentos de fast food de Taiwan.
Fonte: MeatingPlace.com (por Pete Hisey) e Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (U.S. Meat Export Federation – USMEF), adaptado por Equipe BeefPoint