A Nutron Alimentos, em parceria com a Elanco Saúde Animal, realizou no final de março o Seminário e Dia de Campo Nutron em Bovinos de Corte em Brasília/DF. O evento, com 2 dias de duração, teve um enfoque inovador, dando destaque a temas como segurança alimentar, tendências de mercado e agregação de valor na cadeia da carne.
Miguel da Rocha Cavalcanti, coordenador do BeefPoint, realizou uma palestra com o tema “Cadeia da carne brasileira – características e mercado”. Analisando como o preço do boi gordo e da carne são formados e os fatores que influenciam o mercado da carne, Cavalcanti analisou tendências de mercado como: dólar, volume exportado, crescimento da economia brasileira.
A palestra enfocou a cadeia da carne, sob uma visão de marketing. Analisando os quesitos produto, preço, distribuição e promoção da carne bovina, no mercado doméstico e internacional, Miguel Cavalcanti avaliou os desafios a serem enfrentados pelo setor para incrementar o consumo interno e aumentar o valor do produto exportado.
Na semana passada, Miguel Cavalcanti esteve em Presidente Prudente/SP, realizando uma palestra no Forpec, Fórum da Valorização, Exportação e Rentabilidade da Pecuária. O Forpec foi uma realização das empresas prudentinas Bov-ID e Gestec e contou com o patrocínio do Sindicato Rural de Pres. Prudente e do Senar.
Na palestra, foram apresentadas tendências do mercado atual e possíveis ações para aumento da rentabilidade da cadeia como um todo e do produtor, especificamente.
Para isso, o primeiro passo é agir de forma a melhorar a capacidade de comercialização da carne bovina, aumentando o consumo interno e incrementando o valor das exportações, não apenas o volume. O foco principal da palestra foi mostrar como isso é possível. Na fase final da palestra, Cavalcanti descreveu o cenário atual de negociações entre produtores e frigoríficos e mostrou porque o produtor está cada vez com menos força nas negociações e apontou formas de se reverter essa situação.
Na palestra do BeefPoint, ficou claro que existem saídas para o aumento do valor total da produção da cadeia da carne e aumento da renda do produtor. Para isso são necessárias ações conjuntas de toda a cadeia e em especial do produtor. Foram apresentados alguns exemplos de sucesso de outros países produtores de carne bovina.
Caso deseje contratar uma palestra da Equipe BeefPoint, por favor entre em contato através do email palestras@agripoint.com.br ou através do formulário abaixo.
Fonte: Equipe BeefPoint