Critérios para a compra de touros
27 de julho de 2002
Cresce lucro líquido da Tyson Foods
30 de julho de 2002

Combate à raiva começa na região de Aquidauana/MS

Para acabar com os casos de raiva animal na região de Aquidauana e Anastácio (MS), o escritório regional da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), vai realizar mutirão para capturar morcegos hematófagos. A espécie é responsável pela transmissão da doença e constantemente tem atacado os rebanhos bovinos da região.

O inspetor regional do Iagro, Vanderlei Ferreira Amorim, disse que serão vistoriadas cerca de 16 propriedades rurais no período de 5 a 9 de agosto de 2002, onde já foram constatados casos de raiva animal. “Quatro equipes de veterinários e técnicos estarão nos locais de maior incidência”, informou.

Segundo Vanderlei, serão instaladas redes em pontos estratégicos para facilitar a captura. “Geralmente, o hematófago volta ao local onde costuma sugar os animais, por isso vamos concentrar a operação nos currais das fazendas. Próximo de morros, habitat preferido da espécie, a captura também será efetuada”, esclareceu. Os animais afetados serão usados para atrair os morcegos.

Resistência

A resistência de alguns produtores em vacinar o rebanho é outro problema enfrentado pelos veterinários do órgão. Apesar da região de Aquidauana, Anastácio, Miranda e Corumbá ser considerada endêmica, segundo o Iagro, o gado deixa de ser imunizado em muitas propriedades. “Isso vai acabar. A partir de novembro, a vacina será obrigatória”, comentou o inspetor.

O Iagro não divulgou o número de casos registrados na região, mas informou que os rebanhos estão sendo atacados com mais freqüência na área do distrito de Piraputanga e Anastácio, locais cercados de serras e morros.

Para obter sucesso na operação, o órgão aguarda dos produtores rurais mais informações sobre os locais em que os morcegos costumam atacar e está solicitando aos pecuaristas que informem, nos escritórios do Iagro instalados em Aquidauana e Anastácio, a situação de suas propriedades.

Fonte: Correio do Estado (por Ronaldo Regis), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.