A quinta edição do Seminário da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, promovido pela ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios) e revista Gestão Pecuária, discutirá os caminhos que os pecuaristas podem seguir para garantir melhores condições de comercialização da carne bovina. O evento ocorre dia 16 de junho, dentro da programação da Feicorte.
Oberdan Pandolfo Ermita, pecuarista e sócio do Frigorífico Coopercarne (Pimenta Bueno, RO), abordará a construção de um frigorífico em um estado onde 80% dos abates são feitos pela mesma empresa. “O frigorífico nem sempre é parceiro, é difícil ele pagar pela diferença. A cooperativa é a forma de se fazer isso”, garante o criador.
Victor Abou Nehmi, da FNP Consultoria, complementa o debate afirmando que o setor ainda não sabe o diagnóstico correto para a crise. “Frigoríficos, alguns pecuaristas e imprensa dizem que o problema é o aumento de produtividade, quando na verdade a produtividade nem de longe é a responsável. É justamente o contrário do que diz o MAPA, frigoríficos e outras fontes que afirma que o rebanho está crescendo”, pondera Nehmi, para quem um censo agropecuário ajudaria a resolver a questão.
Carlos Viacava, presidente do Serviço de Informação da Carne (SIC), mostrará a vantagem dos investimentos em marketing para alavancar o consumo do produto. “O esclarecimento do público quanto às qualidades da carne, do seu preço e como se pode preparar uma refeição gostosa, barata e que faz bem à saúde pode contribuir para o aumento do consumo”, considera.
O seminário terá ainda a participação de outras cooperativas e contará com a coordenação de José Amauri Dimarzio, presidente do Grupo Dimarzio e ex-secretário executivo do MAPA.
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Fonte: Assessoria de imprensa da Feicorte