Até amanhã (07), todos os municípios gaúchos estarão recebendo as vacinas contra febre aftosa para distribuição gratuita aos pequenos produtores enquadrados nas regras do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A garantia é do diretor do Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria da Agricultura (SAA), Walter Léo Verbist.
O governo do Estado adquiriu 2,3 milhões de doses para os rebanhos dessas pequenas propriedades. De acordo com Verbist, na semana passada foram repassadas aos municípios 800 mil vacinas que haviam sobrado da campanha realizada no início do ano. Desde ontem (05), caminhões refrigerados estão distribuindo os produtos comprados neste semestre entre as coordenadorias regionais da secretaria. As doses serão encaminhadas às inspetorias veterinárias dos municípios de abrangência, conforme a demanda local.
Os pequenos produtores que ainda não estiverem cadastrados na inspetoria veterinária devem buscar um atestado na Emater antes de retirar as doses. Os demais pecuaristas podem comprar as vacinas nas lojas veterinárias.
Na sexta-feira (09), os técnicos estaduais terão o primeiro balanço da imunização do rebanho gaúcho. Verbist acredita que o trabalho deve se estender até 15 de setembro. A previsão é de que sejam vacinados cinco milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.
Nesta segunda, foi iniciada a imunização em Rio Grande, um dos municípios mais atingidos pela epidemia no ano passado. Segundo o coordenador da inspetoria veterinária local, Suly Cabral Machado, 55 mil animais devem ser imunizados ainda em agosto, sendo 16,5 mil com doses gratuitas. Um grupo formado por cinco equipes da secretaria já está realizando o trabalho. O rebanho total do município é de 138 mil bovinos.
Fonte: Clic RBS, adaptado por Equipe BeefPoint