Biorastro recebe ISOGUIA65 do Inmetro
20 de junho de 2005
FAO: preços internacionais das carnes permanecem fortes
22 de junho de 2005

MS registra alta de 4,73% no custo da pecuária

Os custos da pecuária em Mato Grosso do Sul aumentaram 4,73% no mês de abril enquanto o valor da arroba desvalorizou 4,58%. No acumulado do ano os custos subiram 4,02% e a arroba caiu 12%, a maior retração entre os nove estados pesquisados pela CNA.

Segundo avaliação da confederação, os reajustes do salário mínimo e do sal mineral foram decisivos no aumento de custos, verificado em todo o país.

O custo da mão-de-obra tem elevada participação nos custos totais da pecuária. Nos últimos dois anos, o acréscimo do mínimo foi de 50%. Com o novo aumento, esse item passou de 21% para 23% do total das despesas da atividade. O aumento na suplementação mineral de janeiro a abril foi de 2,15% e na mão-de-obra 15,37%.

Um agravante é que, embora o fornecimento do sal mineral deva ser contínuo, a época da seca exige maior consumo de suplementos e no início deste ano a estiagem castigou lavouras e pastagens de Mato Grosso do Sul e vários estados brasileiros. As máquinas e implementos agrícolas encareceram 8,53% e os insumos para construção de cercas 4,97%.

Fonte: Campo Grande News (por Fernanda Mathias), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.