As últimas previsões disponibilizadas pela Comissão Européia sugerem que o mercado da União Européia (UE) está começando a retornar a um melhor equilíbrio após as perdas ocorridas nos últimos dois anos devido à febre aftosa e à encefalopatia espongiforme bovina (EEB), de acordo como o Conselho de Alimentos da Irlanda.
O conselho divulgou dados na semana passada com previsões para a produção na UE de se estabilizar em 7,5 milhões de toneladas durante 2002 enquanto o consumo de carne bovina deverá começar a retornar aos níveis mais normais, seguindo uma queda de 13% durante 2000/2001.
Os dados divulgados pelo conselho irlandês sugerem que a evidente recuperação ocorrida no final de 2001 vem continuando, com estimativas para este ano de um consumo total ficando apenas 4% menor do que os níveis pré-EEB. Entretanto, a elevada oferta de carne bovina da América do Sul, com preços competitivos, as limitadas saídas nos mercados internacionais e a liberação de cerca de 50 mil toneladas de carne bovina sob intervenção na UE poderão exercer alguma pressão no mercado europeu a partir de agora, até o final do ano.
Fonte: Food Systems Insider, adaptado por Equipe BeefPoint