A Fazenda Mariópolis (Itapira, SP), projeto de seleção das raças bovinas adaptadas Bonsmara, Caracu e Senepol, iniciou o seu 5o Teste de Performance, que avaliará, até outubro, machos e fêmeas adaptadas de 12 projetos pecuários dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso.
Durante cinco meses, cerca de 200 bovinos Caracu, Bonsmara e Senepol serão avaliados rigorosamente por suas características de ganho de peso, fertilidade, carcaça – escores visuais de conformação, precocidade e musculosidade -, aprumos, cascos e adaptabilidade [contagem de carrapatos, espessura do couro, tipo e comprimento do pêlo]. “O objetivo do teste de performance é selecionar animais cada vez mais produtivos. Para isso, os submetemos mensalmente a uma série de medições. Ao final do teste, os animais com os índices mais elevados serão vendidos no 5o Leilão Mariópolis, programado para outubro, em Itapira”, explica Maria Lúcia de Abreu Pereira, proprietária da Fazenda Mariópolis.
De acordo com o coordenador do Teste de Performance da Mariópolis, o especialista sul-africano Danie Bosman, a avaliação do desempenho produtivo e reprodutivo dos animais é a melhor forma para identificar as características positivas e negativas dos bovinos, saber quais os seus índices produtivos e, assim, melhorar o rebanho geneticamente. Bosman virá ao Brasil em setembro, quando fará a avaliação dos animais que participam do 5o Teste de Performance.
“É importante ressaltar ainda que o teste é realizado a pasto, com suplementação mineral coordenada pelo professor Cláudio Haddad (Esalq/USP) e pela equipe técnica da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária”, afirma Maria Lucia de Abreu Pereira. O plantel da Fazenda Mariópolis é formado exclusivamente por animais aprovados no Teste de Performance.
“A rigidez das avaliações do teste de performance da Fazenda Mariópolis atrai cada vez mais interessados. Há quatro anos, quando Danie Bosman sugeriu sua realização, apenas Maria Lúcia de Abreu Pereira participou. Agora, em 2005, 12 propriedades já estão confirmadas”, ressalta Maria Lucia.
Fonte: Assessoria de imprensa da Mariópolis