Programa Carne Angus registra incremento de 56%
18 de julho de 2005
Paraguai terá que ser inspecionado para exportar
20 de julho de 2005

EUA: novo caso de EEB não afetou demanda de carne

A demanda por carne bovina nos Estados Unidos durante o final de semana de quatro de julho – feriado no país em comemoração à Independência – não somente permaneceu sólida, mas aparentemente esteve mais sólida do que no mesmo feriado dos últimos três a quatro anos.

Sem dúvida, as vendas de carne bovina nos EUA foram auxiliadas pelo excelente clima durante o feriado prolongado. No entanto, a indústria de carne bovina do país estava bastante apreensiva com relação à demanda de carne bovina durante este período após o anúncio do segundo caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da ‘vaca louca’, no país e às amplas críticas recebidas pelo USDA, algumas delas merecidas.

Mais uma vez, o USDA, a Associação Nacional dos Produtores de Carne Bovina dos Estados Unidos (National Cattlemen’s Beef Association – NCBA) e outras instituições do país mereceram admiração. O planejamento e a resposta desses grupos não somente ajudaram a manter a cobertura da mídia bastante equilibrada, mas também, garantiram aos consumidores norte-americanos que sua carne bovina permanece 100% segura.

Essa grande performance durante o feriado não deverá ser suficiente para criar uma recuperação do mercado. No entanto, à medida que o país caminha em direção a uma menor demanda sazonal, este fato foi definitivamente positivo para o ânimo geral do mercado.

Fonte: BEEF Cow-Calf Weekly (por Troy Marshall), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.