Exposição Agropecuária de Uberlândia movimenta R$ 45 milhões neste ano
15 de agosto de 2002
RS: São Borja intensifica ataque ao morcego
19 de agosto de 2002

EUA muda regras de rotulagem de carnes

O Instituto Americano de Carnes (AMI) mandou ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) comentários sobre qual é a melhor forma de estruturar as regras de rotulagem voluntária do país de origem dos produtos que serão lançadas pelo Serviço de Comercialização Agrícola (AMS) até o final de setembro.

O AMI manteve sua sugestão anterior de que os produtos que apresentaram um ingrediente adicional poderiam ser considerados como “processados” e estariam isentos dos requerimentos de especificar no rótulo o país de origem da carne. O instituto disse também que alguns produtores poderiam ser isentados da rotulagem do país de origem devido ao longo processo de produção e à dificuldade de rastrear a história de um animal durante vários anos. Em uma correspondência anterior o AMI disse que grande parte da carne bovina incorporada à carne moída é proveniente de bovinos abatidos que tipicamente tinham de seis a oito anos de idade.

O AMI recomendou também que o Congresso forneça fundos para cobrir os custos de administração do programa porque, uma vez que os requerimentos de rotulagem do país de origem se tornem permanentes, este custo poderá agir como “uma taxa discriminatória se recair sobre os produtores, processadores e comerciantes”.

Finalmente, o AMI enfatizou a necessidade de desenvolvimento de um rótulo aceitável para cobrir produtos não apropriados para o novo rótulo dos EUA.

Fonte: MeatNews, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.