Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o avanço da idade não exige necessariamente o corte da carne da dieta, segundo anunciado por especialistas. A carne magra é um componente importante da dieta dos idosos. De acordo com o médico especialista em medicina preventiva e consultor do The Buckingham, uma instituição que cuida de uma comunidade de aposentados em Houston, nos Estados Unidos, Roger Landry, os idosos devem evitar dietas muito rígidas.
“Devido à perda da massa muscular que ocorre com o passar dos anos, os adultos mais velhos necessitam de menos alimentos para manter um peso consistente. Entretanto, comer menos não significa comer menos freqüentemente. Os idosos precisam comer várias refeições por dia com o objetivo de manter o açúcar em seu sangue”.
“Se eles apresentam uma condição médica que requer necessidades nutricionais especiais, eles precisam seguir a recomendação prescrita por seus médicos. Entretanto, se eles não apresentam nenhum tipo de limitações, é bom que eles acrescentem em seus pratos molhos para melhorar o sabor dos alimentos, especialmente se eles estão ingerindo cortes de carnes magras, bem como frutas e vegetais por dia”.
Os residentes do The Buckingham, por exemplo, recebem refeições que variam entre carne ovina e bovina a frutos do mar grelhados, com molho contendo abacaxi e manga, mas com moderação, segundo o diretor de serviços de refeições da companhia irmã Edgemere, Dane Cummins.
Idosos precisam de mais proteínas
Contrariando aquilo que a maioria das pessoas acreditava, os idosos necessitam da mesma dieta nutricional proposta aos adultos jovens, com poucas diferenças especificamente relacionadas à idade, segundo Landry. Por exemplo, os adultos mais velhos necessitam realmente de mais proteínas do que os mais jovens. A insuficiência de proteína poderá reduzir a habilidade de lutar contra doenças.
“Nós estimulamos nossos residentes a ingerir uma grande quantidade de proteínas, carboidratos, frutas e vegetais em pelo menos três refeições por dia”, disse Cummins.
Fonte: The MeatingPlace (por Bryan Salvage), adaptado por Equipe BeefPoint