Marfrig acirra disputa por hambúrguer do McDonald’s
10 de abril de 2019
Minerva obtém sinal verde para IPO da Athena Foods na bolsa do Chile
10 de abril de 2019

Foco de peste suína clássica é confirmado no Piauí

O Ministério da Agricultura confirmou ontem, em nota técnica, um foco de peste suína clássica no município de Lagoa do Piauí, no Estado de Piauí. O caso levou o município a decretar estado de emergência zoossanitária também ontem.

A doença foi registrada em uma propriedade de criação familiar de subsistência (sem vínculos com estabelecimentos comerciais ou de reprodução) e ocasionou a morte de sete leitões com menos de três meses.

Segundo o ministério, o foco ocorreu fora da zona livre de peste suína clássica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Dessa forma, não há risco de que o país perca seu reconhecimento internacional de livre da doença.

O diagnóstico foi confirmado por um laboratório federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais. De acordo com o ministério, estão sendo adotados os procedimentos para eliminação do foco, incluindo sacrifício dos suínos da propriedade afetada e investigações clínico-epidemiológicas em rebanhos próximos.

Desde outubro de 2018, outros 44 focos de peste suína clássica foram confirmados no Ceará, que também não integra a zona livre de peste suína clássica do Brasil. O ministério informou que a peste suína clássica, também conhecida como cólera suína, é uma doença viral contagiosa que afeta somente suínos domésticos e selvagens e não oferece riscos à saúde humana, nem a outras espécies animais.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.