A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta quinta-feira esperar que os EUA enviem até o fim deste mês o relatório sobre uma missão sanitária americana que visitou frigoríficos brasileiros em junho com vistas a levantar o embargo às exportações brasileiras de carne bovina in natura, que já dura dois anos.
Técnicos do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estiveram no Brasil por 18 dias para inspeções em plantas de seis Estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Em sua passagem pelo país, também auditaram laboratórios da rede pública federal e visitaram regionais do serviço de inspeção animal nacional.
“Estamos esperando o relatório e a nossa esperança é que até fim de agosto eles mandem. Esse mercado foi fechado por culpa do setor e essa foi uma lição doída”, disse a ministra em entrevista ao Valor.
O resultado da missão é muito aguardado pelos frigoríficos brasileiros, que estão desde junho de 2017 sem exportar carne fresca aos EUA. O país suspendeu os embarques após detectar abscessos (inflamações) em carregamentos de carne bovina provenientes do Brasil. Neste ano, com a viagem do presidente Jair Bolsonaro a Washington e a aproximação entre os países, há a expectativa de que o mercado americano seja reaberto.
Tereza também informou que técnicos do serviço veterinário do Vietnã estão fazendo inspeções no Brasil dede a última segunda-feira e devem ficar por 12 dias com a intenção, num primeiro momento, de autorizar exportações brasileiras de gado em pé. Há a possibilidade de futuramente, porém, eles habilitarem também frigoríficos brasileiros de carne bovina in natura. Por outro lado, os vietnamitas querem vender seu camarão ao Brasil.
Fonte: Valor Econômico.