A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) aproveitou o palco da festa de Esteio para desenvolver um trabalho em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre a importância da produção de carne de qualidade.
O objetivo da campanha lançada na Expointer é incentivar a adesão dos pecuaristas gaúchos à implantação da rastreabilidade no seu rebanho, explica o presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Luiz Fernando Nunes.
O dirigente lembra que a certificação de origem e o rastreamento do gado são exigências impostas pelos principais mercados mundiais. A União Européia, por exemplo, já definiu que o bloco só deve importar carne de países que atendam a essas exigências sanitárias. “Precisamos estar preparados para esses mercados”, destaca.
Um convênio assinado entre a Farsul e o Mapa, antes do início da feira, destinou R$ 110 mil para a promoção da carne de qualidade. A campanha sobre a importância da rastreabilidade deve ser fomentada com um novo acordo, a ser assinado nesta semana, no valor de R$ 400 mil.
Nunes explica que, além dos cartazes espalhados pelo Parque de Exposições Assis Brasil divulgando os benefícios do rastreamento do gado, que também serão distribuídos para o interior do Estado, serão criados outdoors e folhetos explicativos. Também serão realizadas reuniões técnicas nos municípios, a partir do início das exposições de primavera.
Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint