Marco Garcia de Souza, zootecnista e administrador de fazendas de gado de corte em Três Lagoas, MS
29 de agosto de 2005
Expointer espera menos negócios este ano
29 de agosto de 2005

Expointer debate crise na pecuária

Os criadores de gado de corte chegam à Expointer, em Esteio (RS), dispostos a encontrar saídas para a crise que abala a pecuária. O Fórum Mercosul da Carne, que ocorreu ontem, na sede da Federação da Agricultura do Estado (Farsul) no Parque Assis Brasil, foi apenas uma das oportunidades para discutir formas de dar a volta por cima.

Além da queda do dólar, que prejudica as exportações, a pecuária enfrenta a baixa no interesse pela carne vermelha. Nos últimos dez anos, o consumo anual do produto no Brasil caiu de 42 para 36 quilos por habitante. Para reverter a situação, o Instituto Pró-Carne, entidade criada no início do ano em Goiás, apresentará na quinta-feira, na Casa da RBS em Esteio, um plano de marketing direcionado à promoção da carne vermelha.

Frigoríficos, criadores e supermercados, entretanto, ainda não definiram a forma de financiar as ações de propaganda. “A idéia é que cada setor contribua com partes iguais”, revela o vice-presidente da (Farsul), Fernando Adauto Souza.

A diferenciação do produto é outra saída apontada. Para isso, pecuaristas da Metade Sul já entregaram ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) projeto pedindo o reconhecimento legal da Carne do Pampa. A iniciativa conta com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/RS) e na quinta-feira receberá apoio do Banrisul e Caixa RS, que devem financiar criadores das raças angus e hereford interessados no programa.

Outras raças também buscam seu espaço. Inspirado na marca francesa Label Rouge, que vende carnes apenas das raças Limousin, Charolês e Blonde d´Aquitaine, a empresa Sersia Brasil deve apresentar na feira o projeto da marca Label Tropical, que incluiria carne das três raças e de Canchim e Blonel.

Fonte: Zero Hora/RS (por Sebastião Ribeiro), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.