Seara desbanca Perdigão e lança linha de proteínas vegetais
4 de dezembro de 2019
Ásia continuará como importante parceiro do agronegócio em 2020, diz CNA
5 de dezembro de 2019

Trate o outro como se ele fosse alguém importante

A definição mais simples e que eu mais gosto de respeito é: trate o outro como se ele fosse importante! Quando brigamos com as pessoas, como por exemplo, com nosso pai na fazenda, estamos tratando essas pessoas como se elas fossem importantes?

Dessa forma, quando há muitos conflitos familiares, é necessário treinar auto-percepção, autocontrole e autorregulação, ou seja, perceber antes da briga que está ficando nervoso e com intenção de brigar com algum familiar. Ao perceber isso antes da briga, é possível parar de ficar nervoso e escolher conversar com as pessoas como se fossem o príncipe da Inglaterra, de uma forma muito educada, tranquila e serena.
Isso deve ser feito não porque a outra pessoa está nos tratando bem, mas sim, porque somos profissionais, competentes e queremos treinar essa capacidade. Ao fazer isso quatro vezes, falando o que precisa ser falado, mas de forma tranquila, serena e séria, sem levantar a voz, o outro lado não vai mais ter o ímpeto de gritar conosco.

Quando conversamos com as pessoas de forma respeitosa, tratando-as como uma pessoa importante, falando em um tom de voz correto, mas a outra pessoa grita conosco, para quem vê de fora, fica claro que a pessoa que está gritando e xingando está errada. A própria pessoa percebe isso.

Até porque, em geral, essas brigas familiares são resultado de treino de anos de brigas que acabam sendo no automático. Sair do automático é difícil! Por isso sempre falo sobre a necessidade de beber água, de dormir, de ter EPI (energia, presença e intenção). Provavelmente, existem muitos gatilhos que acionam esse comportamento automático de briga.

Por isso, é necessário que seja feito um treino intencional para que essa situação realmente se modifique e isso precisa partir sempre de nós mesmos, pois sobre o outro, não temos controle. Quando mudamos o nosso comportamento, acabamos estimulando mudanças no comportamento do outro.

https://www.instagram.com/p/B5pvGSHlnZj/?utm_source=ig_web_copy_link

Os comentários estão encerrados.