Sou médico e continuarei comendo carne vermelha
5 de dezembro de 2019
Ministério celebra Dia Mundial do Solo com debate sobre produção sustentável
6 de dezembro de 2019

Vendas de máquinas agrícolas terão forte queda em 2019

Depois de uma nova queda em novembro, a previsão da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) de que as vendas de máquinas agrícolas no país alcançarão 46 mil unidades não deverá ser alcançada, reconheceu nesta quinta-feira o presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, que atribuiu o desempenho inferior ao previsto às dificuldades na oferta de crédito neste ano.

De janeiro a novembro, as vendas somaram 40,4 mil unidades, queda de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos 12 meses de 2018, as vendas alcançaram 47,8 mil unidades.

Assim, só se houver uma disparada nunca antes vista até o Natal as vendas de 46 mil máquinas projetadas pela Anfavea serão de fato atingidas.

Com a demanda retraída, nos 11 primeiros meses deste ano a produção despencou. Chegou a 50,8 mil unidades, queda de 15,4% em relação ao mesmo período do ano passado — em 2018 como um todo, foram 65,7 mil unidades, e a projeção para o acumulado de 2019 é 60 mil.

Somente as estimativas de exportações de máquinas agrícolas devem ser alcançadas. Neste ano, a Anfavea previu vendas ao exterior de 13 mil unidades, ante 12,7 mil no ano passado. Até novembro foram 11,9 mil unidades, aumento de 1,1%. “O fato de não dependermos apenas da Argentina e termos outros mercados como destino permitiu esse crescimento”.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.