Chr Hansen lança site em português
30 de agosto de 2005
SRB: São Paulo está apto à avaliação da missão da UE
1 de setembro de 2005

Campanha antiaftosa começa em cinco estados

Cinco estados brasileiros começam amanhã mais uma etapa de vacinação contra a febre aftosa. Exceto Minas Gerais e Espírito Santo, onde as campanhas atingirão apenas animais com idade inferior a 24 meses, as demais unidades (Bahia, Ceará e Rio de Janeiro) vacinarão todo o rebanho, bovino e bubalino.

Segundo dados do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Bahia, Minas e Espírito Santo superaram 94% de cobertura vacinal na etapa de março, registrando, respectivamente 94,2%; 96,7% e 96,4%. Já o Rio de Janeiro e o Ceará alcançaram imunização de 88,9% e 85,4%, respectivamente.

O lançamento simbólico da segunda etapa da vacinação na Bahia acontece no dia 3, na Expofeira, em Feira de Santana, com a presença do governador Paulo Souto e do secretário de Agricultura, Pedro Barbosa de Deus. Na oportunidade, serão anunciadas as medidas para a mobilização de todos os segmentos do setor agropecuário na campanha que prevê a vacinação de cerca de dez milhões de cabeças.

Na primeira etapa, realizada em março, 94,2% do rebanho baiano foram vacinados. “Agora estamos empenhados em ultrapassar este índice. Para tanto, vamos promover, ao longo do mês, 105 reuniões (Dia de Campo)”, informa o diretor da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Luciano Figueiredo.

Segundo ele, os encontros visam reunir, numa determinada localidade, todos os segmentos envolvidos com a pecuária. São criadores, extensionistas, vaqueiros, gerentes, estudantes de veterinária e zootecnistas que receberão informações sobre a importância da erradicação da aftosa, higiene com os equipamentos, acondicionamento das vacinas e as boas práticas de vacinação dos animais.

Ele adiantou que a Bahia dispõe de vacinas suficientes para atender a todos os pecuaristas. “Nossa intenção é atingir 60% do rebanho nesta primeira quinzena da vacinação. Estamos empenhados em manter o status de livre de aftosa com vacinação. Desde 1998, não registramos nenhum caso da doença”, explica Figueiredo.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.