Chr Hansen lança site em português
30 de agosto de 2005
SRB: São Paulo está apto à avaliação da missão da UE
1 de setembro de 2005

Touros da Lagoa são destaque no Sumário Aliança 2005

O reprodutor da raça Nelore Provador é número 1 entre os mais de 870 touros avaliados pelo Sumário Aliança, um dos mais importantes sumários da raça no País. O touro, de propriedade do IZ (Instituto de Zootecnia, Sertãozinho/SP) é Deca 1 (10% melhor) em 13 características avaliadas. “Provador alia características econômicas com excelente caracterização racial, sendo assim uma fonte genética para rebanho perfil prova e também pista. Ele se assemelha muito com o excelente touro Ganhoso IZ, que já comercializamos sêmen”, avalia Ricardo Abreu, Gerente de Produtos Corte/Zebu, da Lagoa.


A Lagoa também apresentou outros destaques. Segundo Abreu, outro touro que desponta como um dos melhores com avaliação genética é Backup, que ainda nem completou cinco anos de idade. O reprodutor é o terceiro melhor no ranking do Sumário Aliança 2005, sendo Deca 1 para 10 características, com 105 filhos avaliados na desmama. “O reprodutor é do núcleo PO (Puro de Origem) da Agropecuária CFM e tem em sua base genética o grande raçador Fajardo. Isso imprimi em suas progênies maior longevidade reprodutiva. Sempre acreditamos neste touro. Quando o recebemos no teste de performance CAT em 2001, com apenas seis meses de idade, já chamava atenção, tanto que foi o 4º melhor avaliado na ocasião. Já em 2002, foram distribuídas as primeiras doses para teste de progênie”, destaca Abreu.

Mais destaques: Jequitibá é o quarto melhor touro avaliado, sendo Deca 1 em 10 características; Van Bastem, quinto melhor, sendo Deca 1 para 12 características; também se destacam Diamante, Bolchevique, CFM Coliseu e PAINT 48798.

“Além de possuir o no 1 no sumário, a Lagoa disponibiliza uma bateria completa para utilização no rebanho, seja PO, LA (Livro Aberto, ou seja, sem registro em associações) ou CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção, emitido pelo Ministério da Agricultura). Com o início da estação de monta, os pecuaristas têm a oportunidade de utilizar genética de grandes reprodutores avaliados nos sumários com excelentes DEPs e alta confiabilidade em seus rebanhos”, finaliza Abreu.

Ser destaque no Sumário Aliança não é para qualquer reprodutor. Para compor o Sumário são avaliadas 14 características relacionadas a peso, lineares de carcaça (CPMU) e precocidade sexual. “Desde 1998 este Sumário reúne diferentes bancos de dados, tanto em rebanhos comerciais quanto registrados. A Lagoa disponibiliza, inclusive, os dados do programa PAINT para integrar este banco”, conclui.

Fonte: Assessoria de imprensa da Lagoa

Os comentários estão encerrados.