O Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (ARS/USDA) lançou na semana passada uma versão atualizada do “Banco de Dados de Nutrientes para Padrões de Referência” que registra os nutrientes de 6,22 mil produtos alimentícios. O banco de dados, SR15, é a maior fonte autorizada de composição dos alimentos dos EUA.
A categoria de carnes foi particularmente modernizada. Os dados sobre carne moída foram atualizados a fim de refletirem as novas tendências de mercado e a demanda por produtos com baixo teor de gordura. Foram adicionados dados nutricionais de uma variedade de produtos, como carnes de ema, avestruz, cervo, búfalo e alce. Além disso, oito novos cortes de carne bovina foram adicionados ao banco de dados.
O perfil completo de apenas um item alimentício contém 117 categorias de nutrientes. Os novos algoritmos desenvolvidos estão sendo usados para avaliar os dados, a fim de maximizar a confiabilidade através da acurácia científica e dos programas de controle de qualidade.
O banco de dados inclui alimentos de marcas genéricas ou não, incluindo desde aperitivo, condimentos para carnes, carnes de aves, peixe e produtos lácteos. Os dados são derivados de pesquisas feitas pelo USDA, fontes industriais de alimentos qualificados, convênios patrocinados pelo USDA e literatura científica rigorosamente avaliada.
O Laboratório de Dados Nutricionais do ARS, em Beltsville, fornece acesso eletrônico ao SR15 gratuitamente através do website: /www.nal.usda.gov
Fonte: MeatAMI.com, adaptado por Equipe BeefPoint