O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Gabriel Alves Maciel, e o secretário de Agricultura do Paraná, Orlando Pessuti, anunciaram ontem, no Fórum dos Secretários de Agricultura, na Expointer, a disponibilização para os demais estados brasileiros do “Sistema Informatizado de Cadastro e Emissão de Guias de Trânsito de Animais (GTAs).
Desenvolvido há três anos pelas autoridades paranaenses com apoio do Mapa, o software possibilita a emissão de GTAs com atualização de cadastro on line, ou seja, em tempo real. O sistema permite ainda o cadastro de propriedades, produtores, rebanhos, do tipo de exploração agropecuária, campanhas de vacinação, exames e atestados, entre outras informações.
Segundo Pessuti, o estado tem 210 mil propriedades cadastradas com a especificação das atividades desenvolvidas e agora está iniciando o cadastramento das explorações avícolas e suinícolas. Como vantagens da adoção do sistema, ele destacou a padronização de ações entre os estados, maior agilidade na troca de informações e no controle de barreiras sanitárias.
Para implementação do sistema deverá ser criado um grupo oficial de coordenação que definirá um padrão de operações e cadastro para os 27 estados brasileiros. Atualmente oito já participam da troca de informações sobre a emissão de GTAs.
O sistema, que comporta até 630 acessos simultâneos, permitirá a rastreabilidade em tempo real e não terá custos adicionais para o produtor. “No Paraná só cobramos o custo do brinco, pois os custos do sistema já foram cobertos pelo convênio com o Mapa”, explica Pessuti.
Segurança
Ainda no Fórum dos Secretários, Maciel fez uma avaliação da lei 9.718/98, lembrando que sua regulamentação é uma exigência de segurança alimentar e deve ter como foco a saúde animal, qualidade dos alimentos, boas práticas, regras de higiene, avaliação de riscos e o controle na importação de produtos.
Embora tenha destacado que cabe aos produtores rurais a responsabilidade pela qualidade e segurança de seus produtos ele lembrou que isso envolve também autoridades federais estaduais e municipais em campanhas de controle e erradicação de doenças como aftosa, brucelose etc.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Importantíssima essa disponibilização de emissão de GTAs on line para os demais estados brasileiros.
Essa medida possibilitará maior agilidade no transporte de animais, possibilitando menos burocracia a todos, além de ser uma ferramenta indispensável para o controle da qualidade da carne brasileira.