O Grupo Friboi através de sua holding JBS S/A adquiriu o controle da Swift Armour S.A Argentina. O principal executivo da empresa, Carlos Oliva Funes, permanecerá como acionista minoritário, continuará na presidência da Swift e também passará a fazer parte do Conselho do Grupo Friboi no Brasil. Antes desta aquisição, o Grupo Friboi não tinha nenhuma operação na Argentina.
A negociação contou com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e assessoria do Rabobank, que fez a operação de M&A (Mergers and Acquisistions).
O objetivo do Friboi com esta aquisição é dar continuidade à política de expansão das suas atividades no mercado internacional, tornando-se a primeira multinacional brasileira do setor de carne.
A aquisição da Swift Argentina é estratégica para a expansão e consolidação do Friboi no mercado externo, pois a Swift exporta 70% de sua produção para mais de 70 países, o que representa 56% de carnes cozidas congeladas e 68% de carnes enlatadas daquele país. Os EUA é seu principal mercado importador, do consumo de carne cozida congelada deste país 50% é fornecido pela Swift.
Em 2004, a Swift Armour S.A exportou aproximadamente US$ 132 milhões. Considerando tal volume, o Grupo Friboi tem a expectativa, somadas suas operações no Brasil e Argentina, de alcançar a marca de US$ 900 milhões em exportações neste ano.
A aquisição da Swift Argentina está alinhada ao foco do Friboi em marcar a sua presença produtiva na América Latina e comercial em outros países como Estados Unidos, e com isso consolidar sua atuação no mercado externo.
Outro fator relevante para aquisição da empresa é o fortalecimento comercial ainda maior entre Brasil e Argentina, países com grande expressividade na pecuária, qualidade e sanidade de carne bovina, sinergia tecnológica e cultural. Com certeza, essa negociação entre Friboi e Swift significa um considerável avanço entre dois países de grande representatividade mundial no setor de carne bovina, que vem reforçar e consolidar as relações comerciais entre países.
A Swift Armour S.A Argentina tem sede em Buenos Aires e dois modernos complexos industriais, situados em Rosário e San José. Atualmente, emprega aproximadamente 2.500 pessoas, somado ao efetivo atual do Grupo no Brasil passa a ter mais de 20.000 funcionários.
O Friboi preservará as estruturas operacionais de produção e quadro de funcionários daquela empresa, e ainda reafirma a intenção, dado a representatividade da Argentina na produção e industrialização de carne bovina, em ampliar ainda mais seus investimentos no país.
Fonte: Assessoria de imprensa do Friboi
0 Comments
Esta sem dúvida alguma, é uma prova da competência e da visão dos diretores do grupo Friboi.
Eu que trabalhei durante 7 anos como gerente geral de compras do grupo Frigoalta, e hoje tenho uma empresa de representação que vende embalagens em papelão para frigoríficos, acompanho há tempos o crescimento deste grupo.
Parabéns a família Friboi.
Acho que o Friboi está como a leoa está para caça: é muita fome para pouca comida, e uma série de riscos.
Quero dizer que as coisas com o Friboi e alguns outros frigoríficos estão acontecendo rápido demais.
Emprestar é fácil, ainda mais quando se empresta do Governo.
O mercado ainda não está totalmente consolidado para tanto. Deveríamos aguardar mais, sermos sábios.
Não sou pessimista, sou precavido. Gosto de matemática que não dá prejuízo a ninguém.
Abraços.