Enquete BeefPoint avalia compra do Swift pelo Friboi
19 de setembro de 2005
Países pobres compram 51% das exportações brasileiras
21 de setembro de 2005

Sadia reassume frigorífico de bovinos no Mato Grosso

A Sadia S/A está retomando a operação de abate de bovinos em Várzea Grande (MT), após cerca de quatro anos de arrendamento ao grupo Friboi. Segundo o diretor de Relações Institucionais e Jurídicas da empresa, Alfredo Felipe da Luz Sobrinho, a entrega à Sadia será no próximo dia 27.

O presidente do Conselho da Empresa, Walter Fontana Filho, explica que o contrato com o Friboi está encerrado há cerca de seis meses, mas que a pedido da Sadia o grupo manteve-se à frente das operações por tempo adicional. “Estamos investindo no melhoramento da planta cerca de R$ 30 milhões, dos quais R$ 22 milhões já estão aplicados. Nossa meta é exportar carne cozida de Várzea Grande”, explica.

Sobrinho completa dizendo que a planta foi o primeiro investimento da Sadia em Mato Grosso, em 1974. “As cifras são para melhorar o nível de atendimento às exigências internacionais e as mudanças não deverão interferir na capacidade atual de abate de mil cabeças/dia”. Já as unidades frigoríficas de Andradina (SP) e de Barra do Garças (MT), que pertenciam à Sadia, foram vendidas ao Friboi.

Fontana e Sobrinho explicam que o arrendamento aconteceu devido à evasão fiscal e à concorrência desleal promovidas pela informalidade no setor. “Hoje isso não mais existe no estado, e por isso estamos reassumindo”. Os planos são de aproveitar os dianteiros bovinos para industrialização de salsichas e hambúrgueres para atender ao mercado interno e das carnes traseiras para produzir carne cozida para exportação.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.