Começa nesta semana a 34a Exposição Internacional do Nelore (Expoinel), que será realizada no período entre 22 de setembro e 2 de outubro no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba (MG). A exposição vai reunir representantes de toda a cadeia produtiva da carne bovina numa série de eventos que trazem as novas tendências para o setor.
Promovido pela ACNB, com o apoio da ABCZ, o evento é uma oportunidade para a interação de todos os agentes da cadeia produtiva da carne bovina, desde os representantes do mercado de genética até o consumidor final.
Mais de dois mil animais – entre bovinos Nelore e Nelore Mocho e ovinos da raça Santa Inês – devem passar pelo Parque Fernando Costa durante a seqüência de 21 leilões e julgamentos que acontecem durante a Expoinel. Os ovinos integram a 1a Exposição Internacional de Ovinos Santa Inês (ExpoInês), uma iniciativa da Associação Brasileira de Santa Inês (ABSI).
Além da realização da etapa final e obrigatória do Ranking Nacional, uma série de lançamentos acontece durante a Expoinel. Um deles é a apresentação do Registro de Mérito Animal, que é um documento emitido pela entidade em papel oficial no qual constam todas as premiações de um animal em exposições oficializadas pelo Ranking Nacional desde o Ano-Calendário de Exposições (ACE) 1997/1998.
Outra importante iniciativa é o lançamento da 2a edição do Sumário Progenel, resultado do Programa de Seleção de Reprodutores Nelore da Sersia Brasil, que conta com dados reunidos durante uma década de trabalho de campo, no qual foram envolvidas mais de 100 mil vacas. “O trabalho de fomento da raça inclui a difusão de tecnologias e informações a fim de democratizar o acesso aos meios que possam garantir a rentabilidade da atividade pecuária”, considera a empresária e pecuarista Alice Maria Barretto Prado Ferreira, presidente da ACNB.
Acontece também no período o lançamento do livro de arte “Nelore, Retratos de uma Raça”, de autoria do fotógrafo Rubens Ferreira: uma coletânea de fotos que objetiva levar às pessoas uma perspectiva artística da raça Nelore.
Além disso, haverá uma mostra das fantasias que fazem parte do enredo da escola de samba Império de Casa Verde para o Carnaval 2006 de São Paulo. O samba enredo da escola será “Do boi mítico ao boi real; de Garcia D’Ávila na Bahia ao Nelore – o boi que come capim – a saga da pecuária no Brasil para o mundo”, retratando a evolução e importância da pecuária para as civilizações e a importância do Nelore para o desenvolvimento da economia brasileira.
Cursos de culinária – Cozinha Nelore Natural – ministrados pelo chef Paulo Eduardo Caldeira Ramos, autor das receitas do livro “Dicas de receitas naturalmente deliciosas – 10 maneiras de preparar sua carne Nelore Natural” oferecerão dicas de receitas com a carne Nelore Natural, que pretende ensinar como preparar receitas diferenciadas e saudáveis com a carne Nelore Natural. Os cursos têm o apoio da Fundação Museu do Zebu e do Frigorífico Minerva.
Haverá também a sexta edição do “Projeto Saúde Brasil – Carne”, com participação de crianças do ensino fundamental e escolas especiais de Uberaba. A iniciativa é uma idealização da Embrapa Pecuária Sudeste e viabilizado numa parceria entre ACNB e Tortuga Cia Zootécnica. Nesta edição o evento conta com o apoio Museu do Zebu, Frigorifico Minerva, FAZU – Faculdades Associadas de Uberaba, Spasso Buffet e Serviço de Informação da Carne (SIC).
Para mais informações, por favor preencha o formulário abaixo.
Fonte: Assessoria de imprensa da ACNB