Principal atividade econômica do Pantanal, pecuária é solução para mitigar incêndios
21 de agosto de 2020
Comércio de carne bovina do Reino Unido retorna ao “normal” em junho
21 de agosto de 2020

Novilho Mercosul desvalorizou e ficou em US $ 2,73 por quilo carcaça

O Mercosul Novillo perdeu dois centavos de dólar na semana e foi posicionado em US $ 2,73 o quilo de carcaça, segundo Faxcarne. A queda deveu-se principalmente à desvalorização do real e à queda nas referências para boi gordo tanto no Uruguai quanto na Argentina.

No Brasil, rumores sobre uma possível renúncia do ministro da Economia, Paulo Guedes, empurraram para baixo a cotação do real, moeda que se recuperou parcialmente na terça-feira. Isso compensou o aumento de 1% no valor médio do boi gordo em reais, de forma que em dólares caiu um centavo e sobrou US $ 2,63 por quilo de carcaça.

As quedas foram mais pronunciadas durante a semana no Uruguai, com o novilho sendo negociado a US $ 3,30-US $ 3,35 por quilo carcaça.

Na Argentina, manteve-se estável em moeda local, por isso caiu devido à constante perda de valor do peso argentino. No Paraguai, os preços se estabilizaram em US $ 2,30 o quilo, após as fortes quedas das duas semanas anteriores.

Consumo

Por outro lado, o consumo aparente de carne bovina no Mercosul caiu 420 mil toneladas de peso carcaça no acumulado do ano até julho, em parte devido à menor produção, complementada por uma melhora na competitividade exportadora em relação a um mercado fraco doméstico.

Há quedas no consumo aparente no Brasil, Paraguai e Uruguai, enquanto na Argentina permanece relativamente estável.

Quem tem maior peso relativo em volume é o Brasil, onde a melhora na competitividade das exportações via desvalorização do Real, aliada ao impacto da crise do coronavírus no poder de compra dos brasileiros, despencou em pouco mais de 400 mil toneladas de consumo interno em comparação com os primeiros sete meses de 2019. Isso foi destacado pelo Faxcarne em sua análise semanal.

Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.