UFRGS oferece treinamento em “Métodos de Diagnósticos e Controle da Brucelose e Tuberculose Bovina”
6 de outubro de 2005
Abrapec busca maior premiação por qualidade
10 de outubro de 2005

Reino Unido: diferenciação é chave para indústria de carne

A Administração Britânica de Carne Bovina e Ovina (English Beef and Lamb Executive – EBLEX) está há seis meses com uma campanha de marketing de dois anos e 14,2 milhões de libras esterlinas (US$ 25,02 milhões).


Nas últimas quatro semanas do outono foram realizadas propagandas na televisão da carne bovina e ovina, que terminaram no começo de outubro. Além disso, propagandas nacionais na imprensa local foram realizadas por mais uma semana, antes de serem retomadas novamente em novembro, com o tema da carne bovina e ovina no inverno.

Quinhentas mil cópias do Tuck-in 8, a última série do livreto de receitas Tuck-in que ganhou prêmios, foram distribuídas para açougues em toda a Inglaterra, incluindo aqueles que são membros do Esquema de Padrão de Qualidade.

Também foi introduzida uma promoção nas rádios com foco no Esquema de Padrão de Qualidade da carne bovina, que pedirá aos compradores que busquem produtos que tenham a marca do Padrão de Qualidade.

Pesquisas sobre a conscientização dos consumidores revelaram que mais de 70% dos consumidores ingleses concordam que o Esquema de Padrão de Qualidade é uma marca em que eles podem confiar e 62% acreditam que a carne que faz parte deste esquema merece ter um preço um pouco maior.

Um estudo independente com os consumidores mostrou que mais da metade dos compradores ingleses estão dispostos a pagar um preço premium pela carne bovina com Padrão de Qualidade e a maioria deles pagaria até 10% mais.

“Nossa meta é retirar a carne bovina e ovina de qualidade local do mercado de commodities. Este é o primeiro grande passo em direção de uma garantia de futura lucratividade para nossa indústria”, disse o diretor de marketing da EBLEX, Andrew Garvey.

De acordo com a organização EBLEX, uma promoção genérica não aumentará os baixos preços dos bovinos. Em um mundo sem pagamentos de compensação, somente diferenciar os produtos e dar aos compradores razões para comprar ajudará a indústria britânica de carnes a tirar a carne bovina e ovina do mercado de commodities e permitir que sejam geradas margens extras.

“Nossa estratégia de três anos ainda não foi realizada o suficiente para resolver a crise imediata dos preços dos bovinos, mas ajudará a evitar que isso aconteça novamente no futuro”, disse Garvey.

“A demanda dos consumidores da Grã-Bretanha por carne bovina já está grande, os preços no varejo estão firmes e fortes promoções provavelmente serão absorvidas em mais importações de carne bovina. Entretanto, nós estamos fazendo nossas atividades de marketing e relações públicas para tentar e mantendo o foco em fazer com que os compradores escolham nossa carne bovina com Padrão de Qualidade ao invés das commodities importadas”.

Fonte: Stackyard.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.