As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália para a Malásia deverão apresentar um aumento de 48% neste ano, à medida que os produtos australianos se tornam mais competitivos e a economia da Malásia melhora, segundo anunciado pelo Meat and Livestock Australia (MLA). Além disso, um crescimento no setor de vendas de alimentos no varejo ajudará a aumentar a demanda da Malásia por carne bovina e de vitelo estrangeiras, com as previsões feitas pelo MLA de exportações de 8 mil toneladas de carnes neste ano, contra 5,4 mil toneladas exportadas no ano passado, segundo anunciado pelo gerente regional do MLA para a Ásia do Sul, Tim Kelf.
Na Malásia, “os setores de varejo e de supermercados estão crescendo bastante rápido”, disse ele, citando exemplos de redes de supermercados locais e estrangeiras que expandiram suas operações.
Nos primeiros sete meses deste ano, as exportações totais de carne bovina e de vitelo da Austrália para a Malásia aumentaram quase 36%, para 4,611 mil toneladas, de 3,397 mil toneladas exportadas no mesmo período do ano passado, disse Kelf. O MLA exporta principalmente carne congelada à Malásia.
Mais importante, os produtos baratos da Austrália e a melhora geral nas economias da região sudeste da Ásia deverão elevar a demanda destes países por carnes australianas, disse Kelf. Há cerca de 18 meses, a carne australiana era relativamente cara, devido à forte demanda dos consumidores domésticos, bem como do Japão e da Coréia do Sul. O Japão e a Coréia do Sul são o segundo e o terceiro maiores consumidores de carne bovina da Austrália, mas a demanda japonesa por este produto caiu vertiginosamente neste ano, após a descoberta do primeiro caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, em rebanhos locais em setembro do ano passado.
Nos mercados de vendas de animais da Austrália, o indicador de preço nacional de novilhos comercializados caiu cerca de 25%, atingindo o valor de A$ 2,70 (US$ 1,47) por quilo de peso estimado na semana passada, dos A$ 3,59/kg (US$ 1,95/kg) do ano passado.
Fonte: Dow Jones Newswires (por Wong Chia Peck), adapatado por Equipe BeefPoint