Mais 280 bovinos são abatidos no MS
18 de outubro de 2005
Trabalhadores de frigoríficos protestam no MS
18 de outubro de 2005

Lula afirma que aftosa está debelada

Em meio a novas suspeitas de febre aftosa em Mato Grosso do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava em Roma, disse ontem que a doença já foi debelada. Em entrevista ao programa de rádio Café com o Presidente, gravada na capital italiana, ele ressaltou a transparência do governo ao comunicar o “caso isolado” à União Européia.

Lula garantiu: “já matamos todas as reses, já fizemos as barreiras nas fronteiras que era preciso fazer”. Segundo ele, o Brasil vai mostrar ao mundo “a eficácia e a ação do governo no sentido de não permitir que um caso isolado possa prejudicar o comércio de carne”.

O governo brasileiro, como disse o presidente, cumpriu o compromisso ético de comunicar o caso imediatamente a todos os seus parceiros. “O que estamos dizendo para eles é aquilo que pode ser considerada a mais absoluta verdade”.

Autoridades da pecuária de corte consideraram precipitada a avaliação do presidente de que o foco de aftosa em Mato Grosso do Sul estava debelado. “Debelar o foco não é resolver o problema econômico criado”, diz o presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte e membro do Grupo Panamericano de Erradicação da Febre Aftosa da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Sebastião Costa Guedes.

Nas suas contas, deve levar pelo menos dois anos para que Mato Grosso do Sul volte a ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal como estado livre de febre aftosa sem vacinação.

Fonte: O Estado de S.Paulo (por Leonencio Nossa, com colaboração de Márcia De Chiara), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.