Paraná volta a pedir apoio do governo federal por perdas com a seca
20 de janeiro de 2022
PlantPlus, da Marfrig, conclui aquisições na América do Norte
20 de janeiro de 2022

MG atinge meta de cobertura vacinal contra febre aftosa

Minas Gerais alcançou índice de 97,5% de cobertura vacinal em bovinos e bubalinos de zero a 24 meses contra a febre aftosa. A campanha teve início em 1º de novembro de 2021 e foi prorrogada para 20 de dezembro do mesmo ano por causa de problemas na distribuição do imunizante pelas revendas e em razão do enfrentamento da pandemia de Covid-19. Mais de 300 mil produtores rurais imunizaram 10,2 milhões de animais nos rebanhos mineiros.

O balanço positivo da campanha é resultado do compromisso dos pecuaristas somado a iniciativas do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e sua vinculada Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Os pecuaristas puderam comprovar a vacinação até 30 de dezembro. Os dados foram monitorados e analisados diariamente pela Gerência de Defesa Sanitária Animal (GDA) do IMA, por meio do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro).

O coordenador em Minas do Programa de Vigilância para a Febre Aftosa, fiscal do IMA Natanael Lamas Dias, atribui o bom desempenho da vacinação ao comprometimento do pecuarista e ao gerenciamento da campanha pelo Estado. “Um fator muito importante para o desempenho da campanha é a conscientização do produtor rural aliada à divulgação dos prazos a serem cumpridos conforme legislação vigente e gestão da campanha”, argumenta.

Apesar da pandemia, o alto índice alcançado confirma o cuidado do produtor rural com a sanidade do seu rebanho. Todas as regiões do Estado fecharam com índices acima de 90%, atendendo ao planejado pelo programa de vacinação. (Com informações do IMA)

Fonte: Diário do Comércio.

Os comentários estão encerrados.