O GTI (Grupo de Trabalho Interministerial) que articula as ações do governo federal para minimizar os impactos socioeconômicos gerados pelos focos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul reúne-se hoje e amanhã em Campo Grande e Japorã.
Na quarta-feira, às 9h, na sede do governo do estado, o grupo tem encontro com o governador José Orcírio Miranda dos Santos, secretarias estaduais e representações estaduais dos ministérios.
“Trataremos das indenizações dos criadores que tiveram o rebanho sacrificado, da perda de produção de leite e da recomposição da renda dos produtores”, informou o coordenador do GTI, Luiz Gomes de Souza. Além disso, acrescentou, serão analisados os programas e projetos a serem executados em conjunto com os governos estadual e municipal na região afetada.
À tarde, às 15h, na sede da prefeitura municipal de Japorã, o GTI, a Secretaria Estadual de Agricultura, um representante do Banco do Brasil e da Agência de Defesa Agropecuária (IAGRO) se reunirão com os cinco prefeitos dos municípios interditados (Eldorado, Japorã, Mundo Novo, Iguatemi e Itaquiraí).
Participam do encontro, entidades de classe, líderes de assentamentos e frigoríficos. Na oportunidade, o GTI irá anunciar as providências a serem adotadas em parceria com o governo estadual e também vai colher subsídios para novas ações de apoio àquela região.
Na quinta-feira, às 10h, o grupo volta à Campo Grande para a reunião final na Superintendência Federal de Agricultura. Desta vez, com a participação da Superintendência do Banco do Brasil, Sebrae e Senar para definir os programas e projetos a serem implantados por cada um dos 12 ministérios envolvidos, no curto e médio prazos.
Entre as solicitações dos prefeitos dos cinco municípios interditados desde o início de outubro estão a agilização no pagamento das indenizações dos produtores que abateram seus rebanhos, reabertura dos frigoríficos de Eldorado e Iguatemi – com a liberação da carne desossada em estoque – e implantação de programas para recuperação de emprego e renda.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint