Novamente, o diferencial de base MT-SP (diferença entre os valores da arroba do boi gordo no mercado paulista e no Estado do Mato Grosso) registrou um alargamento de 0,77 ponto percentual em setembro/22, alcançando o percentual de 14,75%, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Dessa maneira, no mês passado, a queda mais intensa foi registrada no preço médio do boi matogrossense, que recuou 4,11%, para R$ 261,52/@.
Por sua vez, na praça paulista, o indicador registrou queda de 3,25% e ficou na média de R$ 306,75/@ (ambas as cotações livres de impostos).
Segundo o Imea, o escoamento mais elevado da carne bovina em São Paulo – ante uma maior estagnação da demanda interna em Mato Grosso – foi o principal balizador para as desvalorizações da arroba dentro da porteira.
“É importante destacar que este movimento tende a se manter para outubro/22, visto que a oferta continua favorável, mas a demanda interna acena melhoras somente a partir de novembro/22, quando está previsto o recebimento do 13º salário, além do início da Copa do Mundo e das tradicionais festividades de final de ano”, observa o Imea.
Fonte: Portal DBO.